sábado, 31 de dezembro de 2011

A receita de Steve Jobs

Steve Jobs - a receita Neste ano, o mundo parou para reconhecer o talento e a importância do fundador da Apple, Steve Jobs, falecido em outubro. Ele é apontado como responsável por várias revoluções tecnológicas que transformaram a vida de milhões de pessoas incluindo a maneira de ouvir música, comunicar-se, pensar sobre arte, design e invenções. Quuatro características parecem sobressair de tudo que tem sido dito a seu respeito.

Primeiramente, inovação. Steve Jobs é considerado um dos maiores inovadores americanos da História. Alguns o descrevem como um gênio criativo e visionário, que tinha uma clareza de pensamento e uma imaginação que alcançavam o mundo todo. Em segundo lugar, excelência. Na busca incessante pela perfeição, uma forma de excelência se destacava: a beleza. Steve Jobs procurava fazer as coisas com mais estilo, elegância e beleza. Parece justo dar-lhe crédito pela inclusão desses elementos nos desenvolvimentos tecnológicos. Em terceiro, persuasão. Apesar da fama de ter sido um administrador irritadiço e exigente, ele formava times de 3 a 120 pessoas, que demonstravam lealdade irredutível e criatividade disciplinada mesmo em um ambiente de tanta competição. Ele desenvolvia equipes. Finalmente, urgência. O médico de Steve Jobs relatou que “ele não queria desperdiçar um minuto com coisas que não achava importantes. Ele sabia que seu tempo na Terra era limitado”. E se você vive a cada dia como se fosse seu último, provavelmente acerte a maioria das decisões.

Se Steve Jobs não acertou em tudo, certamente essas quatro qualidades podem nos levar à reflexão quanto à vida cristã. Se, no campo dos negócios, a busca pela criatividade esta vinculada a adicionar valor aos produtos, buscar vantagem competitiva e criar novas necessidades nas pessoas, para os cristãos, a criatividade é um atributo do caráter de Deus. “Criar” é o primeiro verbo da Bíblia (Gn 1:1), que começa e termina com coisas novas (Ap 21:1), a Criação e a Nova Criação. Em seu conteúdo, ela fala sobre um coração novo (Ez 36:26; 2Cor 5:17), uma nova vida. Ainda no princípio, ao criar o ser humano à Sua imagem e semelhança, Deus concedeu a homens e mulheres a capacidade de refletir, mesmo que de forma limitada, a criatividade de Deus.

A história mostra que Deus continua inovando através de pessoas que aceitam viver à Sua imagem e semelhança. O cristianismo está repleto de exemplos de pessoas que usaram a criatividade para compartilhar o evangelho e glorificar a Deus.

Hoje, devemos estar atentos às dinâmicas da sociedade para que o evangelho continue sendo comunicado de forma eficaz. Entre outros canais, podemos usar aqueles que Steve Jobs criou e aperfeiçoou. Mas, muito além disso, sob a influência do Espírito Santo, devemos desenvolver nossos dons e testemunhar sobre a realidade do reino de Deus através de contribuições para a sociedade e também para a igreja. Em especial, aquelas que facilitem a percepção do Criador, o relacionamento com o Salvador e a capitação pelo Consolador.

Steve Jobs criou uma verdadeira comunidade de seguidores na qual ele era o sumo sacerdote. Infelizmente, aos 13 anos, ao ver uma foto de crianças desnutridas na capa de uma revista, ele desistiu de Deus. Imaginando que Ele não existisse, nunca reconheceu os momentos em que O imitou.

Na realidade, todos nós, quando inovamos, imitamos nosso Criador. Quando buscamos a excelência, refletimos o caráter de Deus. Quando persuadimos com a mensagem do evangelho, obedecemos ao mandato de Deus. E quando agimos com urgência, acreditamos nas promessas divinas. Mas para isso é necessário ter coragem e convicção. Sendo assim, convido você a orar comigo: “Senhor, como posso usar o presente divino da criatividade para honrá-Lo através de minha vida?”

By Revista Adventista Dez/11, pag 18, por Marcelo Dias (Professor de teologia no Unasp, atalmente cursa doutorado em Missiologia na Universidade Andrews, nos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...