quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Teste das 3 Peneiras

3 peneiras Não só devemos ter bons pensamentos(lição desta semana) como também devemos nos esforçar em só falar coisas boas referente ao próximo. A história abaixo mostra como precisamos ser cuidadosos ao revelar informações sobre outras pessoas:

Conta-se que numa pequena cidade do interior a paróquia acabara de receber um novo pároco para cuidar dos fiéis. Logo no primeiro dia, Dona Bertrana foi à sacristia falar com o padre.

_ Padre, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Fulano…

Nem chegou a terminar a frase, porque o padre a interrompeu:

_ Espere um pouco, Dona Bertrana, o que a senhora vai me contar já passou pelo teste das três peneiras?

_ Peneiras? Que peneiras, padre?

_ A primeira é a peneira da verdade. Tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?

_ Não. Como posso saber? O que sei é que me contaram, mas acho que…

_ Então, sua história já vazou pela primeira peneira. Vamos à segunda, a da bondade. O que a senhora vai me contar é alguma coisa que a senhora gostaria que os outros dissessem a seu respeito?

_ Claro que não! Nem pensar!

_ Então, sua história já vazou pela segunda peneira. Vamos à terceira,que é da necessidade. A senhora acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?

_ Não padre, não há necessidade de contar, deixa pra lá.

Dona Bertrana deixou a sacristia muito envergonhada

Pense nisso, antes de falar de alguém faça um teste das três peneiras: se o fato vazar por uma delas é melhor silenciar. O que vai falar é verdade? Vai falar com bondade? É mesmo necessário falar? Isso pode também ajudar você a considerar os comentários feitos em sua igreja.

(História retirada do livro Uma igreja positiva em um mundo negativo, escrito por Jonas Arrais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...