segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Adventistas não conseguem fazer Enem


Fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, a estudante Ana Patrícia Pacheco Passos, de 19 anos, teve uma surpresa ao chegar ao local de prova do Enem, na tarde deste sábado (5). Apesar de ter requisitado condições especiais, não havia na UERJ, Zona Norte do Rio, uma sala especifica para os sabatistas.
Segundo a orientação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os candidatos de religiões sabatistas, que tem o sábado como dia sagrado, deveriam ficar confinados em uma sala separada e só iniciar a prova após o pôr do sol.
“O segurança não sabia de nada e a coordenadora de prova me disse que ou eu fazia a prova com todo mundo ou não a fazia. Não abro mão do meu direito religioso e de ter minha religião respeitada. Fiz tudo certo, troquei e-mails, recebi orientação do Inep e cheguei na hora”, explicou ela. Além do cartão de inscrição com a indicação do local de prova, Ana Patrícia levou também o e-mails impressos que recebeu do Inep.

Outro caso noticiado foi em Recife:

Três jovens adventistas inscritos no Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram impedidos de entrar no prédio da Universidade Católica de Pernambuco, que concentra os candidatos que seguem a religião e que, por isso, guardam o sábado. O cartão de inscrição desses alunos informava o endereço de outros locais de prova e o nome deles não estava na relação de inscritos da Católica.
No cartão de inscrição de Cláudio Mota, de 21 anos, dizia que ele deveria fazer prova na Faculdade Fafire, na Boa Vista, Centro do Recife. No entanto, quando chegou lá, foi informado que os adventistas só fariam prova na Católica. "Vim correndo pra cá e consegui chegar às 11h45, mas não me deixaram entrar porque meu nome não estava na lista. Na hora da inscrição, informei que era adventista", disse. Cláudio já cursa nutrição na Faculdade Guararapes, mas tentaria o Enem para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) e, assim, ganhar uma bolsa de estudo.
A estudante Luciana da Silva, 18, estava indignada. "Primeiro, na hora da inscrição, tínhamos que marcar a opção 'deficiência' e, que eu saiba, não sou deficiente, apenas adventista". O cartão de Luciana dizia que ela deveria fazer prova no Colégio Americano Batista e, ao chegar lá, também foi informada que só poderia fazer o exame na Católica. "Infelizmente, não nos deixaram entrar. Cheguei na hora, mostrei a declaração da minha igreja, assinada e autenticada, e não consegui fazer prova."

Confira as notícias:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...