segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Habemus Acordum...câmara já ta no papo
Apresentação na IASD Jaú Central
sábado, 29 de agosto de 2009
Eu preciso quebrar o silêncio?
Sou pai de duas crianças (Lívia, de seis anos, e Kalel, de cinco) e sempre brincamos no Natal. Como cristãos, explicamos o real significado dessa data e temos, em família, o costume de surpreender nossos filhos com presentes que são colocados embaixo da famosa árvore. E são várias bugigangas que eles recebem de mim, minha esposa, tios e avós. Como bônus, na semana do Natal, sempre “aparece”, antecipadamente, um ou outro brinquedo embaixo da árvore.
Também nutrimos a ideia da existência do Papai Noel, contrariando até coleguinhas e professores da Lívia que diziam que ele não existe. Para o Natal de 2008, havia uma promessa especial em nossa brincadeira: a Lívia e o Kalel conheceriam o Papai Noel deles. Comprei minha fantasia vermelha, ensaiei meu melhor Ho! Ho! Ho! e curti muito a expectativa dos meus pequenos. Finalmente minha esposa e eu nos revelaríamos para eles.
Porém, uma semana antes do Natal, a Lívia fez algo merecedor de disciplina.
Como ferramenta de educação, armei-me de uma varinha e disse para a Lívia:
- Não está certo o que você fez e eu já chamei sua atenção várias vezes a esse respeito. Você sabe que precisa de castigo, não sabe?
- Sim, pai! – disse ela, sem tirar os olhos da varinha – Eu sei.
- Vou dar duas escolhas para você – falei, pensando que era uma grande oportunidade de ensinar, também, sobre escolhas. – Qual castigo você quer: duas varadas, ou ficar sem os presentes e a brincadeira de Natal?
Na minha mente, a resposta era óbvia: a Lívia escolheria a varinha, afinal, qual criança do mundo abriria mão de brincar no Natal e ganhar presentes? Mas a resposta me surpreendeu. Com uma lágrima rolando antecipadamente pela bochecha rosada, a Lívia disse:
- Pai, eu fico sem o Natal, mas, por favor, não em bate.
Fiquei sem chão. Não imaginava que aquela vara doesse tanto no corpo e na mente da minha filha. Arrependi-me de ter feito a proposta; arrependi-me de usar a varinha como ferramenta rápida e “eficaz” para disciplina. Naquele momento, eu era o agressor da minha filha.
Palmadas, chineladas, varadas, gritos, sempre são muito eficazes. É como jogar água fria numa fogueira. Como as crianças estão em constante (e barulhento) movimento, esses meios de correção imediatos podem ser banalizados pelos pais. Mas o quanto isso lesiona o corpo e a autoestima de nossos filhos?
A agressão pode ser verbal e descontrolada, falando impropérios para nossos pequenos. Geralmente as palavras ferem muito mais do que imaginamos, machucando a estima dos filhos e degradando seus sentimentos. Principalmente, nossas palavras podem colocar dúvida na mente pueril dos filhos quanto ao amor que sentimos por eles.
Se palavras machucam, as ações de violência contra uma criança também. Chineladas, varadas, palmadas, quando fizerem parte dos recursos de disciplina dos pais, devem ser utilizadas, no mínimo, com muita moderação e apenas para casos extremos. Os pais devem avaliar, inclusive, qual a frequência e intensidade com que usam tais recursos.
Depois de ficar um tempo sem palavras, olhei para minha filha à minha frente e perguntei:
- Dói muito a varada?
- Dói – ela disse.
Meu coração mole de pai, então, deu uma nova alternativa:
- Vamos fazer o seguinte: dou uma varada apenas, e mais fraca. Assim você pode brincar o Natal e ter seus presentes.
A Lívia aceitou e levou a varada mais leve de sua vida, pois, diante da violência do próprio pai, ela quebrou o silêncio e revelou o quanto aquilo a machucava.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Cavalos que falam
- Cavalinho, cavalinho!
Entrei na brincadeira. Deixei que ele subisse em minhas costas, relinchei, pulei, empinei, trotei dei coice e cansei.
- Pronto. Agora chega. – eu disse ofegante.
- Vamo, cavalo, vamo. – ordenou a criatura nas minhas costas (se ele tivesse com uma espora teria me ferroado o lombo).
- Vamos nada – ordenei. - Já chega, pois eu cansei.
Kalel debruçou nas minhas costas, agarrou meu pescoço até poder olhar em meus olhos e disse em tom autoritário:
- Ow, cavalo não fala!
Eu só pude dar risada. Retirei com carinho o garoto das costas e o coloquei na minha frente:
- Pois saiba que este cavalo aqui fala sim.
É incrível como nossos filhos – seja qual for a idade - nos querem fazer de cavalos. Pior que isso: eles querem cavalos mudos.
Eles querem tudo, querem sugar cada segundo, cada momento; querem ocupar cada brecha de nossa vida, vão se enfiando, escalando, se “empoleirando”, pulando, dando esporadas. Gritam no mercado, querem roupas de marcas, querem ficar até mais tarde na rua, etc., etc. e etc.
E não pára por aí. Quando os pais resolvem abrir a boca para dar o basta, eles não querem ouvir, pois pretendem continuar com a “diversão”. Só falta olharem nos olhos e dizer: “Cavalos não falam!”
Pior é quando alguns pais aceitam ser umas mulas caladas, não dando limites aos filhos, não fazendo valer sua voz de líderes da família.
Posso até ser um cavalo, mas um cavalo que fala! Posso até ficar de quatro com os filhos pulando nas costas, mas pra tudo existe um limite.
Creio que, se eu deixasse, estaria até agora com o Kalel grudado no lombo, pulando e falando “Vamos, cavalo!”, afinal, ele é uma criança que parece ter energia para me fazer de mula para o resto da vida.
E, para ser sincero, adoro servir meus filhos, adoro oferecer o que eles gostam e dar tudo o que precisam. Mas também faço questão de dar o limite. Acredito que todos os pais sejam assim. Porém, não podemos permitir uma inversão de papéis, onde os filhos detêm as rédeas dos genitores.
Um filho criado sem limites pode ser um grande problema no futuro. Um adolescente que não sabe ouvir a voz de seus pais pode ser um adulto que não irá saber coordenar as responsabilidades da idade seguinte.
Se amamos nossas criaturinhas, temos que falar e fazer valer nossa voz de comando. Impor limites é uma ferramenta educativa imprescindível.
Crianças pequenas precisam entender qual a hora de ir para a cama, de desligar a TV, de respeitar o espaço do papai e da mamãe, de não incomodar as visitas. Têm que saber que não se faz birras na casa de outras pessoas, na rua, na igreja ou no supermercado.
Adolescentes precisam saber que ainda são filhos sobre o jugo do pai e da mãe. Têm horário para chegar em casa, devem respeito aos pais, devem satisfação sobre suas companhias, etc.
Creio que muitos pais, depois de dar o devido corretivo nos filhos, já ouviram frases do tipo “Você não gosta mais de mim”, “Você não é mais meu pai (ou minha mãe)”, “Eu vou embora desta casa”. Não se acanhe com o linguajar desses "pequenos falastrões". Não tenha medo de educar seus filhos, de impor limites claros e objetivos para eles, bem como de explicar os motivos dos limites impostos. A voz do “cavalo” tem que soar alta e clara.
O pai e a mãe devem se impor. Não devem arredar no primeiro levante birrento da pequena criança ou na primeira cara feia do aborrecente, digo, adolescente.
Mas não basta apenas impor a palavra. Dedique tempo aos filhos, converse com eles e explique os motivos dos limites.
Até mesmo Deus, como nosso pai, nos impôs limites a serem seguidos. O caminho apontado por nosso Deus é onde está a maior segurança e possibilidade de encontrarmos a felicidade.
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
Incuta na mente de seus filhos que a educação faz parte da nossa responsabilidade de amor como pais, bem como a obediência é prova do amor deles como filhos.
Sejamos cavalos, mas cavalos que falam.
Texto de Denis Cruz. Visite o blog: http://www.deniscruz.com.br
Nós em gravatas
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Batismo da Primavera 2009
Na IASD Jaú Central essa festa está prevista para o dia 26 de setembro.
Assista as instruções e se programe em sua igreja.
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Mensagem do Pastor
Que coisa maravilhosa é ver pessoas demonstrando publicamente sua fé em Cristo através do batismo.
É sempre bom e importante lembrar que batismo produz batismo. Se a festa do Batismo da Primavera for bem preparada e bem organizada, estará despertando novos candidatos para os próximos batismos.
Por isso, apóie a liderança da sua igreja, ore pelas decisões, prepare as pessoas para esta grande festa. Afinal, a razão da existência da Igreja está em alcançar muitas pessoas para Cristo.
No estado de São Paulo ainda há milhares de pessoas aguardando a mensagem da breve volta de Jesus. Você e eu precisamos estar disponíveis a todo tempo e a qualquer hora para realizarmos o trabalho que o Senhor nos confiou.
Participe da alegria de conduzir pessoas para os pés do nosso Senhor Jesus Cristo.
Maranata!
Domingos Sousa( Presidente da UCB)
Quebrando o Silêncio
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
IASD Central de Jaú é notícia no Jornal Comércio do Jahu
A reportagem conta de maneira bem resumida a história da igreja em jaú que chegou a cidade em 1930 com o colportor Abraão Karl Henys e posteriormente com o pastor Luis Brown.
Através de entrevista com a irmã Suzana Rodrigues a reportagem conta que a atual igreja já passou por reforma completa em 1992 e segue um estilo europeu de vitrais.
Achei a reportagem bem interessante, procurei no site do jornal a matéria on line para disponibilizar, mas não encontrei talvez por se tratar de um suplemento especial.
Agradeço a irmã Suzana me conceder a matéria para postar.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Qual a Posição Bíblica Sobre Tatuagem e Piercing?
A prática de fazer cortes e pinturas no próprio corpo (tatuagens) era parte dos costumes pagãos influenciados por falsas religiões e falsos deuses.
A tatuagem era praticada como forma de idolatria, com figuras e/ou palavras sagradas nos adoradores pagãos. Era uma forma de dedicar-se como um todo àquele deus!
Deus pede para dedicar nosso corpo (que na verdade é de Deus - o templo do Espírito Santo) somente a Ele. Qualquer tipo de mutilação, furos (piercing - brincos), figuras ou palavras tatuadas são uma forma de idolatria, e transgride o primeiro mandamento.
Além dos piercings e tatuagens, poderíamos incluir o uso de qualquer jóia (brincos, correntes, pulseiras, braceletes, anéis ou qualquer jóia de adorno) como prática condenada por Deus, leia o texto bíblico seguinte:
"Então o SENHOR mandou que Moisés dissesse a eles: Vocês são um povo teimoso. Se eu fosse junto com vocês, mesmo que fosse por apenas um momento, eu os destruiria completamente. Agora tirem as suas jóias, e eu vou resolver o que fazer com vocês. Assim, depois que os israelitas saíram do monte Sinai, não usaram mais jóias”. (Ex. 33:3-6)
Deus está purificando um povo para entrar na nova Jerusalém, qual será sua decisão? Para qual Deus você dedicará o seu corpo e sua vida?
Ctrl C by Nisto Cremos , postadopelo PrYURI RAVEM.
Aqui vemos que o ser humano, coroa da criação de Deus, foi feito “à imagem e semelhança do Criador”. Isso indica que não precisa de “enfeites” em seu corpo, pois já foi feito semelhante ao Ser mais perfeito e belo do universo. Fazer algum tipo de marca que mude essa imagem e que traga dor naquilo que é considerado o “santuário do Espírito Santo” (o corpo – ver 1 Coríntios 3:16-17, 6:19-20) é demonstrar um certo descontentamento com a imagem de Deus, desrespeitando-O. O desejo de tatuar o corpo pode ser um indicativo de que a auto-estima precisa ser mais bem trabalhada.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
A lição da Escola Sabatina - Como se faz?
O vídeo abaixo mostra como é produzida a lição da Escola Sabatina. A lição é um guia de estudos da Bíblia desenvolvido através de parceria de um autor principal e uma comissão de estudiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia e que, a cada trimestre, aborda temáticas importantes para o desenvolvimento espiritual. Diariamente, os leitores da lição podem refletir sobre assuntos bíblicos e ler histórias a respeito do trabalho missionário adventista em todo o planeta através do Informativo Mundial das Missões. Em todo o planeta, em diferentes idiomas, a lição da Escola Sabatina tem o mesmo conteúdo.
O vídeo sobre a lição foi desenvolvido pela equipe de comunicação da União Sul-Brasileira (USB), sob coordenação da jornalista Fabiana Bertotti, assessora de comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Região Sul.
sábado, 15 de agosto de 2009
Dicas para se cuidar contra Gripe A
Video produzido por: Daniel (http://www.daniellocutor.blogspot.com/)
...é ele quem faz voluntariamente os videos do informativo e minuto com espírito de profecia que sempre é utilizado na IASD Central de Jaú.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Igrejas da Apac recebem orientação sobre gripe A
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
A vida passa...
Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: " Não tenho mais prazer na vida". Eclesiastes 12:1
Adaptado por Flavio Siqueira.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Mensagem do Pastor
Você já parou para pensar quem são as pessoas mais felizes do mundo? Serão os jovens, ou as pessoas saudáveis, ou as pessoas ricas?
As pessoas mais felizes do mundo são aquelas que estão vivendo por seus sonhos. Ao se doarem por algo maior, elas estão se entregando ao ímpeto de se elevarem acima dos seus problemas.
Se você quer conhecer a verdadeira felicidade, tenha um sonho que seja maior do que você.
Veja algumas pessoas que perseguiram seus sonhos e propósitos:
MOISÉS - Aos 80 anos liderou 3 milhões e meio de pessoas da escravidão para a liberdade.
CALEBE - aos 85 anos de idade disse: - “Dê-me aquela montanha.”.
THOMAS EDISON - Aos 85 anos inventou o mimeógrafo.
JOHN WESLEY - Aos 88 anos viajava no lombo de um cavalo para pregar o evangelho.
Você tem que ter um sonho pelo qual possa viver, quer tenha 18 ou 81 anos.
JESUS tinha um propósito: salvar o mundo, salvar a você e a mim.
Ele foi crucificado por seus irmãos e desacreditado pelos amigos. Enfrentou a solidão e morreu no calvário pelo sonho de ver você livre do pecado e da morte eterna.
Crucificaram a Jesus, mas o Seu sonho atravessou os séculos, para que você e eu fôssemos livres.
Qual é o nosso sonho como cristãos?
Não permitamos perder de vista o propósito e o sonho que Deus colocou em nosso coração.
Jesus está voltando e viveremos a eternidade com Ele. Esse é o maior de todos os sonhos.
Maranata!
Pr. Domingos Sousa (Presidente da UCB)
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Agenda do Pastor Héldio
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
I'm your angel
Quem será esse anjo mencionado na canção?
Lúcifer era um anjo e mestre musical no céu e ainda enganará muitos.
Infelizmente ao comprarmos um cd ou dvd de um(a) cantor(a) ainda que da igreja, somos obrigados a adquirir músicas um tanto duvidosas para o louvor a Deus, que ao meu ver não agrada a Deus.
Comentando isso com meu irmão (Henrique), ele me disse uma coisa que é verdade: Se tais "artistas" não sabem escolher, cabe a cada um de nós saber discernir o que é HINO que honra a Deus.
Voltando ao caso da canção Sou seu anjo, a versão em inglês " I'm your angel" foi gravada pela cantora pop Celine Dion, confira abaixo e se quiser opinar fique à vontade.
domingo, 2 de agosto de 2009
Saúde - Fibras
Fibras e prevenção de doenças
Ao comer fibras você:
- Facilita a movimentação intestinal, ajudando na prevenção da constipação e de doenças como diverticulite e câncer de cólon.
- Possibilita o atraso do esvaziamento do estômago (promove saciedade = importante no tratamento da obesidade).
- Permite atraso da absorção de nutrientes como a glicose ( promove menor elevação da taxa de glicose no sangue = importante no tratamento do diabetes).
- Possibilita aumento da excreção de ácidos biliares (promove menor absorção do colesterol = importante no tratamento de doenças cardiovasculares).
Dicas para enriquecer sua alimentação com fibras:
- Consuma várias porções de frutas ao dia. Dê preferência à fruta inteira em vez do suco. E para obter uma maior quantidade de fibras procure comê-las com casca e bagaço, se for possível;
- Aumente o seu consumo de cereais e leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha, etc). Selecione cereais integrais ou produtos à base dos mesmos, em lugar de cereais refinados
- Aumente o consumo de hortaliças (batata com casca, brócolis, cenoura, couve, repolho, etc).
Fonte: www.sanavita.com.br
Departamento de Saúde IASD-Jaú (com a colaboração da Fernanda Myahara)