terça-feira, 30 de novembro de 2010

Essas meias não são minhas - conto de Denis Cruz

(Ilustração de Zé Luiz, publicada para este conto na Revista Nosso Amiguinho de Outubro de 2010)




Laura sentou-se na cama de colcha rosada, fez biquinho e cruzou seus pequenos baços de criancinha.

Mamãe tinha brigado com ela. Fez uma birra, pois queria colo e adivinha quem o havia ocupado? Davi, o irmão caçula de três meses. Aliás, ultimamente tudo era para Davi. Quarto, cama, roupas, visitas e, claro, o colo e muita, muita atenção do papai e da mamãe.

Laura até havia pedido várias vezes por um irmãozinho, mas não esperava que nascesse tão pequeninho e que não pudesse brincar com ele pela casa. Tinha até imaginado correr com ele pelo quintal, brincar de esconde-esconde, pega-pega, essas coisas todas.

Mas o drama começou bem antes dele nascer. Mamãe, com aquele barrigão, nem podia pegá-la no colo. Papai sempre tentava lhe dar atenção, mas, logo depois, estava paparicando o barrigão, dando beijocas nele.

Lembrou-se disso e fez outro biquinho e se aquele Davi chorão estivesse ali perto ela mostraria a língua para ele. Claro, se mamãe visse a língua iria brigar com Laura.

Para aumentar a indignação da pequena menina, ela olhou para o chão e ali, saindo debaixo da cama, despontando pela beirada da colcha, uma pequena meia azul. Isto mesmo, AZUL.

A menina fez cara de indignação. Agachou e retirou um par de meias dali.

- Essa meia não é minha! – disse nervosa e estava pronta para lançá-la para fora, através da janela entreaberta, mas uma idéia lhe ocorreu.

Foi até a cômoda e pegou uma boneca.

- Oi Juju – disse Laura para o brinquedo. – Está com frio no pezinho?

Pegou a boneca e a colocou no colo. Com carinho, calçou-lhe as duas meias, a abraçou bem forte e de repente se assustou. Mamãe estava ali na porta e, sorrindo, a observava. (Ah, Davi, só para variar, estava dormindo no colo dela).

A mamãe entrou no quarto, sentou-se numa poltrona e disse com aquele jeito e voz carinhosos que só as mamães possuem:

- Filha, o Davi está com o pé gelado. Quer colocar as meias nele?

Mamãe disse isto e mostrou para a filha os pezinhos rechonchudos do bebê. Pareciam pãezinhos, de tão fofos.

Laura pensou por um segundo. Retirou as meias da boneca e foi até o irmão. Com cuidado, calçou-lhe as meias. Sorriu quando terminou a tarefa.

- Quer pegar o nosso Davi um pouquinho?

Parecia que uma luz havia iluminado o rosto sorridente da menina. Ela disse um sonoro sim e sentou-se na poltrona. Mamãe colocou o pequeno e dorminhoco Davi em seu colo e ela o olhou ali, tão pequeno, macio e cheiroso.

Laura ergueu olhos felizes para a mamãe e, pela primeira vez, amou ter Davi em casa.

- Nosso Davi – disse ela e continuou a amá-lo, sempre que possível, claro.

...

Para ouvir o áudio deste conto, narrado por mim e pela minha filha Lívia CLIQUE AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...