segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mensagem Pastoral

Confesse seus pecados ao Senhor


Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:10, 11

A Bíblia fala de duas modalidades de confissão: a confissão do pecado, e a confissão da salvação, ou o testemunho pessoal. Ambas se relacionam dinamicamente, pois a segunda decorre da primeira. Para quem carrega o peso da culpa, a experiência de ser perdoado mediante a confissão, é muito gratificante, e move a pessoa a confessar que Jesus é seu Salvador e Senhor.

A Bíblia também afirma que no último dia haverá confissões. Haverá um reconhecimento universal do senhorio de Jesus. Será um momento de regozijo para os que nunca pecaram e para os que foram redimidos pela graça. Mas para os perdidos, será um dia de consternação e desespero. Deus terá conduzido de tal forma o grande conflito, que serão constrangidos a confessar o Seu amor e justiça. Que quadro não será esse! Mesmo aqueles que nunca se colocaram sob o domínio de Cristo, irão confessá-lO como Senhor. Não, porém, como Salvador, porque preferiram o pecado. Assim reconhecem que estão irremediavelmente perdidos e por culpa exclusiva deles mesmos. Nesse momento “todas as coisas secretas serão levadas a juízo, e então serão feitas muitas confissões que hão de assombrar o mundo. Será revelado o segredo de todos os corações. A confissão do pecado será bem pública,” e tarde demais para a salvação. (Review and Herald, 16/12/1890).

Acã é um vívido exemplo do que acontecerá aos perdidos na consumação final. Ele rejeitou a graça de Deus acobertando o pecado, e fez confissão somente quando não havia outra saída. Teve, então, de assumir as consequências (Jos 7:19-26).

Quando confessaremos o pecado? Hoje ou no final confronto com a verdade? “Podereis agora fechar o livro de vossa memória, a fim de escapar à confissão de vossos pecados; mas quando se assentar o juízo, e forem abertos os livros, não os podereis fechar... Tudo que procurastes ocultar e esquecer, está registrado, e vos será lido quando será demasiado tarde para endireitar males.” (Ibidem)

A solução para este problema é muito simples, porém efetiva: “O sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado... Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.” (I João 1:7, 9).
Pastor José Carlos Ramos
Professor do curso de Teologia do Unasp, Campus Engenheiro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...