sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Finlândia , um bom exemplo

Decidi fazer essa postagem baseado numa pergunta que o Erê Rodrigues me fez hoje pela manhã via msn para participação na rádio Novo Tempo de Campinas sobre as eleições então me lembrei de um  e-mail referente  a Finlândia que recebi de meu amigo Vitão. com algumas adaptações ae vai:

   finlandia A Finlândia não tem muitos recursos naturais. O hino nacional já diz: …Somos um país pobre, que não tem ouro. Os recursos que temos é o nosso povo. Assim investimos no nosso povo.

Toda pessoa tem de receber formação, educação, para ir longe quanto a sua capacidade e Deus permitir. Não é suficiente que uma sociedade possua algumas pessoas muito capacitadas. Toda a sociedade tem de ter a possibilidade de formaçãodurante toda a vida. Não basta que uma criança pobre receba alguma formação quando pequena. Ela deve estudar o quanto quiser.

E a Finlândia tem sido um dos países mais competitivos nas estatísticas internacionais com apenas 5 milhões de habitantes.

Imagine-se o que fariam com o dobro.

 educação Se o Brasil  busca inspiração para enfrentar dois de seus maiores problemas atuais: EDUCAÇÃO e CORRUPÇÃO, não poderíamos deixar de visitar um lugar mais apropriado que a Finlândia.

A presidente finlandesa, Tarja Halonen, dá uma dica: “ Investimento maciço em educação”, 6% de um  PIB de quase 200 bilhões de dólares.

Um povo educado elegerá dirigentes honestos e competentes. Estes escolherão os melhores assessores. Com um povo inculto acontece exatamente o inverso.

Um povo educado não tolera corrupção. Um povo educado sabe muito bem distinguir um discurso sério de uma  apresentação demagógica.

Um povo ignorante desperdiça os seus recursos e empobrece. Um povo sem educação vive a iludir-se e deixa-se iludir e acredita em políticos que mesmo com a corrupção (uma atrás da outra), dizem que não sabem de nada, quando na verdade, vamos lá, na melhor das intenções , digamos que não ter participação, mas e a responsabilidade onde fica?

Já, um povo educado prospera mesmo em condições adversas.

Voltando na Finlândia, que possui um clima inóspito, mas ainda assim possui uma economia de mercado altamente competitiva e industrializada com produção per capita maior que a do Reino Unido, França, Itália e Alemanha. Também tem um alto padrão de vida.

Deixa eu parar de falar nesse país, pois nesse mundo globalizado nós começamos a fazer comparações, não é verdade. Se compararmos mesmo é algo para ficarmos revoltados, deprimidos ou fazermos alguma coisa para mudar a nossa realidade que é esse Brasil.

Para isso vamos escolher melhor, analisar de fato os candidatos que iremos escolher nesse domingo que está por vir, é a oportunidade de nós cristãos que levamos a mensagem de esperança também através de nosso voto tentarmos melhorar esse país, esse mundo enquanto aguardamos a volta de Jesus.

2 comentários:

  1. Deixa de ser mentiroso, rapaz! é por isso que essa país não vai pra frente, porque falta HONESTIDADE. O hino da Finlândia não diz nada disso, e o país não é pobre em recursos naturais! informe-se!

    ResponderExcluir
  2. "Anônimo" obrigado pelo comentário, mas dizer que sou mentiroso , falta honestidade é PACABA né...leia novamente o artigo e veja que o que postei apenas está baseado num e-mail recebido ... ainda em tempo você está correto em relação a letra do hino da Finlandia, o que está no artigo foi o que recebi por email, o que difere do que realmente diz a letra, leiam: http://wapedia.mobi/pt/Maamme ...agora só pelo tamanho já é possível perceber que a Finlândia é limitada em recursos naturais comparando com o Brasil por exemplo (vejam: http://pt.wikipedia.org/wiki/Finl%C3%A2ndia)
    ESPERO QUE OS LEITORES TENHAM ENTENDIDO O MOTIVO DA POSTAGEM...DEVEMOS SEGUIR OS BONS EXEMPLOS...MAIS UMA VEZ VALEU AE " ANONIMO PELA DICA...E NÃO FALTOU HONESTIDADE E UMA COISA QUE NÃO NÃO SOU É MENTIROSO,OK...FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...