Nos dias 02 a 04 de setembro, cerca de 700 adolescentes estiveram acampados na cidade de Analândia, distante 239 Km de São Paulo, para a oitava edição do Adolecamp. O evento, que ocorre anualmente, é voltado para meninos e meninas de treze a dezessete anos de idade da região central do estado de São Paulo.
De acordo com a diretora do departamento dos adolescentes, Elange Ferreira, o Adolecamp tem como objetivo ensinar valores morais e éticos, além de mostrar a importância da vida profissional, do relacionamento familiar e da amizade. No entanto, o foco principal do programa é ensinar o adolescente a ter a necessidade de cuidar da vida espiritual. “A adolescência é uma fase da vida onde se toma muitas decisões e nós acreditamos que o Adolecamp ajuda esses jovens a se decidirem a permanecer ao lado de Cristo”, assegura Elange.
Contudo, organizar um evento para essa faixa etária, é uma tarefa desafiadora no atual contexto da sociedade. O presidente da sede administrativa da região, pastor Oliveiros Ferreira, comenta que levar a juventude para passar um tempo em meio a natureza, longe do mundo virtual que eles estão acostumados, realmente, é um desafio. “Tudo tem que ser muito bem organizado, mas apesar de todo o trabalho é extraordinariamente compensador. A resposta deles é imediata, por isso vale a pena investir na joia preciosa que é o adolescente”, declara Oliveiros.
A programação foi recheada de música e contou com a participação do grupo musical Novo Tom e da cantora Riane Junqueira, cantando a música “Não preciso mais sonhar”, que foi tema do acampamento deste ano. Riane comenta que é um privilégio cantar uma canção que fala sobre o céu. “Aqui nessa terra a gente pode sonhar com muitas coisas, mas o sonho maior tem que ser o céu”, afirma a cantora. Para completar o momento musical, os adolescentes agitaram com o show de talentos e as três ganhadoras tiveram a oportunidade de dividir o palco com o grupo Novo Tom e cantaram juntos a música “O melhor lugar do mundo”.
Outro momento que marcou o acampamento foi o dos testemunhos. Entre as histórias contadas, estava a do auxiliar de evangelismo, João Paulo Beraldinelli, do auditor da Receita Federal, Daniel Anastácio e a do doutor Luiz Cietto. O primeiro contou como abandonou uma carreira de sucesso em busca da verdadeira felicidade e comenta que foi um privilégio dividir sua história com os adolescentes, pois durante essa fase de sua vida teve muitas dificuldades. “Quando a gente constrói nossos sonhos sem Deus, nós perdemos muito tempo e quanto mais cedo deixamos Ele tomar conta de nossa vida, temos a chance de encurtamos o tempo de sofrimento”, garante Beraldinelli.
A história dos outros dois convidados mostrou que determinação e fé são elementos indispensáveis para o sucesso. Cietto e Daniel sempre foram grandes amigos e dividiram as ruas por muito tempo. E, para que pudessem estudar e se tornarem grandes profissionais hoje, tiveram que batalhar muito. “Nós sabemos que a adolescência é uma fase muito difícil e esperamos que com a nossa história esses jovens possam ser motivados a terem confiança em Deus”, declara Cietto. Daniel acrescenta dizendo que a sua vontade é que a história sirva de lição de vida para os adolescentes e que eles nunca desanimem. “Deus pode fazer pelos jovens o que eles desejam ser no futuro, mas isso vai depender da fidelidade de cada um”, afirma.
As mensagens abordadas no acampamento tiveram como objetivo mostrar que precisamos fazer do céu uma realidade. Os pregadores mostraram a grande importância das escolhas que os adolescentes fazem hoje e as influências que elas têm na salvação pessoal. O pastor Marcos Ferreira, capelão do Colégio Adventista de Campinas, comenta que falar para os adolescentes é um privilégio, pois é possível perceber Cristo tendo espaço no coração deles. “Os adolescentes precisam de respostas e nós como mensageiros de Deus temos o dever de apresentar as respostas a eles”, acrescenta o pastor.
Para Loren Soares, 13 anos, o Adolecamp é um programa legal, pois é uma somatória de momentos de lazer e reforma espiritual. “É bom porque além das brincadeiras temos a oportunidade de agradecer a Deus por tudo que Ele nos tem feito”, conclui. O Adolecamp é um evento que tem feito a diferença na vida de muitos jovens. Vinícius Gomes, 16, conta que quando foi convidado pelos amigos em 2010, aceitou o convite mais pela diversão que o acampamento proporciona do que pela parte espiritual. No entanto, as mensagens que assistiu fez a diferença em suas escolhas. “O Adolecamp é um marco em minha vida porque foi aqui que eu tomei a decisão de me batizar. Deixei de lado o sonho da carreira no futebol e agora o meu desejo é ser um pastor adventista”, declara Vinícius.
Além dos momentos espirituais, os adolescentes também puderam desfrutar do espaço em meio à natureza com os amigos e de se divertirem com o futebol de sabão, touro mecânico, cama elástica, futebol de campo, tirolesa e a piscina, que foi inaugurada este ano.
Ctrl C by Apac por Suzaeny Lima.
Olá!
ResponderExcluirNo sabado passado tive a oportunidade de conhecer o Dr. Cietto e o Dr Daniel da Silva num congresso de jovens em curitiba. Fiquei impressionado com a historia de vida desses senhores. Gostaria de compartilhar essa historia com meus amigos, mas nao consigo localizar o video na internet. Sabe como posso ter acesso a este material?
Grande abraço!
O video está nesses dois links.
ResponderExcluirAssistir até o
final, INCLUSIVE DEPOIS DOS CRÉDITOS! vão se surpreender!
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=UKUvRZSZRxM&feature=related
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=bvZIvq2T-Io&feature=related