sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Convenção Jovem reúne clubes da APaC

treinamento apacDurante o final de semana, de 24 a 26 de janeiro, o Ministério Jovem da Paulista Central reuniu cerca de 400 pessoas no Centro Educativo Adventista de Analândia para um treinamento anual. Divididos em três grupos, localizados na arena externa, na tenda e no refeitorio, a diretoria de aventureiros, desbravadores e jovens tiveram palestras desde assuntos téoricos e técnicos sobre o clube até momentos de recreação. Sem contar, o foco na espiritualidade, destacando a presença do pastor Elton Bravo, da Igreja Central de Campinas, que trouxe a mensagem espiritual aos líderes.

Esse é o primeiro ano que o treinamento se estende ao Clube de Jovens, pois é importante trabalhar essa fase na vida do cristão, já que sua infância e sua adolescência são prioridade nos Clubes de Aventureiros e Desbravadores.

Atualmente, a APaC possui 98 Clubes de Desbravadores, 48 Clubes de Aventureiros e 10 Clubes de Jovens cadastrados. Ctrl C by Apac, por Jéssica Guidolin.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mais um ator que fazia anúncios de cigarro morre por doença ligada ao fumo

marlboro - eric LawsonMorreu no último dia 10 de janeiro o ator Eric Lawson, um dos cowboys das propagandas da marca de cigarros Marlboro na década de 1970, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) -- enfermidade que tem forte relação com o fumo.
Lawson tinha 72 anos e fumava desde os 14, de acordo com o jornal britânico “The Telegraph”. Segundo sua mulher, Susan Lawson, que anunciou a morte neste domingo (26), mesmo após saber da enfermidade, o ator não conseguiu parar com o vício. “Ele sabia que os cigarros tinham um poder sobre ele. Ele sabia, mas não conseguia parar”, disse ela.
A DPOC é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Ela causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Assim como outros problemas pulmonares, tem forte relação com o tabagismo. Outros fatores de risco são o excesso de poeira, de poluição e de exposição passiva à fumaça do cigarro.

Outros dois modelos da Marlboro morreram por problemas relacionados ao tabaco. Wayne McLaren, que interpretou o famoso cowboy na década de 70, morreu em 1992 após desenvolver câncer no pulmão, doença que matou também, em 1995, David McLean, que atuou nos anos 60.

Crtl C by G1.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Justiça decide caso de pastor e membro adventista presos no Togo

monteiroeesposa TogoEm uma decisão dividida, saiu o veredito de um dos casos mais polêmicos dos últimos anos envolvendo adventistas no mundo. Nesse domingo, dia 12, a Justiça do Togo declarou o pastor Antonio Monteiro absolvido das acusações de conspiração para um assassinato. Por outro lado, o empresário Bruno Amah foi condenado a prisão perpétua.

O julgamento chegou 22 meses depois da prisão dos dois. Monteiro é natural de Cabo-Verde e serve como diretor de departamento de uma região administrativa adventista naquele país africano, Um dos advogados do caso, Todd McFarland, da sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, disse que o veredito incluiu outras pessoas como Beteynam Raphael Kpiki Sama, sentenciado a 25 anos de prisão e multado em 10 milhões de francos CFA (cerca de 20 mil dólares americanos) e Idrissou Moumouni, que foi absolvido. As prisões aconteceram depois de uma série de assassinatos ocorridos em 2011. “Temos um misto de sentimentos com essa decisão do tribunal”, afirmou John Graz, diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da sede mundial adventista.

A absolvição do pastor Monteiro é uma boa notícia e nos sentimos felizes por ele e sua família. Estamos surpreendidos e muito tristes pela condenação de Amah”, explicou. O caso mobilizou os adventistas de todo o mundo. Foi criado um site com informações a respeito do caso e que permitia aos internautas assinarem uma petição que pedia a libertação dos dois membros da Igreja Adventista. A Igreja estuda apelar da decisão de condenação de Bruno Amah.

Ctrl C by notícias adventistas.

sábado, 11 de janeiro de 2014

NOVO CONCEITO CULTO JOVEM

Culto Jovem

Quando falamos de culto jovem temos que associá-lo com adoração. Um culto é uma adoração a Deus, e isto deve nos levar a entender que devemos ter uma visão diferente quando O adoramos.
A clara compreensão do conceito de adoração e seu verdadeiro significado são essenciais ao Ministério Jovem. Adorar a Deus é a motivação do verdadeiro culto. Adoração não significa meramente estar na igreja. O exercício religioso do culto consiste em aprender a viver na presença de Deus e a integrar na vida diária o que se aprendeu na igreja.
Reuniões de companheirismo, de louvor e sociais de forma nenhuma deverão substituir o verdadeiro culto, que é, ao mesmo tempo, contemplação, admiração e reconhecimento da grandeza do Criador.
O Senhor deixou, através da inspiração, luz suficiente para que, a despeito de idade ou cultura, a genuína adoração possa ser reconhecida e praticada. Note o que diz o livro Testemunhos Seletos, vol. II, págs. 251 e 252:
“Nossas reuniões devem oferecer o maior interesse possível. Deve imperar ali a própria atmosfera do Céu. As orações e discursos não devem ser prolixos e enfadonhos, apenas para encher o tempo. Todos devem espontaneamente e com pontualidade contribuir com sua parte e, esgotada a hora, a reunião deve ser pontualmente encerrada. Deste modo será conservado vivo o interesse. Nisto está o culto agradável a Deus. Seu culto deve ser interessante e atraente, não se permitindo que degenere em formalidade insípida. Devemos dia a dia, hora a hora, minuto a minuto viver para Cristo; então Ele habitará em nosso coração e, ao nos reunirmos, Seu amor em nós será como uma fonte no deserto, que a todos refrigera, incutindo nas almas esmorecidas um desejo ardente de sorver da água da vida.”
A chave da adoração na igreja
Contrariando a crença popular, não existe uma igreja de ontem, e nem uma de amanhã; somente a igreja de hoje, onde jovens e idosos comparecem juntos para adorar e servir ao Senhor. Essa junção de todos representa a chave da adoração.
Ordem e informação são essenciais e todos os que se envolvem no Culto Jovem devem estar conscientes daquilo que está ocorrendo, para que a reunião transcorra sem sobressaltos.
Jovens devem participar das reuniões. É de responsabilidade do líder de jovens ajudá-los a compreender que sempre que as portas da igreja se abrem, há a oportunidade de adoração, tanto na Escola Sabatina, no Culto Divino, nos encontros evangelísticos, nas reuniões de oração, além do próprio Culto Jovem.
Adorar é igual doar. Acima de quaisquer ofertas que possamos trazer, coisa alguma é mais importante que a doação de nós mesmos. Nosso amor por nosso Autor fará com que nos doemos a Ele, em verdadeira adoração, permitindo-Lhe assumir o controle do nosso ser.
Adorar a Deus é algo que requer o preparo da pessoa antes que ela compareça ao local de culto, e os passos essenciais para esse preparo são o arrependimento e a confissão. Isto abre o coração à influência do Espírito Santo, ajudando o adorador a tomar mais clara consciência da presença de Deus. A reconciliação de nossas diferenças tornará a adoração uma experiência viva, estimulando o espírito de amor, paz e harmonia.
Se a busca de orientação divina é importante para as nossas atividades do dia-a-dia, o que se dirá então de quem tem a responsabilidade de organizar os cultos jovens da igreja? É por isso que é importante praticar o plano de devoção matinal: oração, estudo da Bíblia e meditação.
De tempos em tempos precisamos ter uma revitalização, porque é possível que as atividades caiam em rotinas e isto leve a perder os objetivos. Principalmente as atividades espirituais necessitam de constantes lembretes para não perder a essência e o verdadeiro sentido. Quando fazemos as coisas com mais simplicidade elas tendem a se fortalecer, porque não é necessário que se gaste tempo para criar um programa, mas sim para ter simplicidade e constância, e percorrer os itens que compõem um culto jovem.
Um culto simples precisar ter louvor, intercessão, testemunho e mensagem. O culto é uma reunião dedicada à adoração e louvor a Deus, mediante o canto e testemunhos pessoais dos fiéis, oração e mensagem. Ellen White diz em seu livro Testemunhos Seletos Vol. 2 Pág. 193, dizendo: “Os cânticos de louvor, a oração, a palavra ministrada pelos embaixadores do Senhor, são meios que Deus proveu para preparar um povo para a assembleia lá do alto…”
Com intuito de fortalecer o culto jovem, a Divisão Sul-Americana tomou um voto de fortalecimento das atividades do culto jovem, que está a seguir:

VOTO PARA CULTO JOVEM – DSA

De acordo com o Manual da Igreja, o “objetivo do culto é adorar a Deus por Sua obra criadora e pelos benefícios de Sua salvação; compreender Sua Palavra, Seus ensinos e desígnios; comungar uns com os outros em fé e amor; testemunhar de nossa fé pessoal no sacrifício expiatório de Cristo na cruz e aprender como cumprir a comissão evangélica de fazer discípulos” (Mt 28:19, 20).
Sem dúvida, todo crente necessita de comunhão com os membros da família da fé, pois a Palavra de Deus diz: “não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25). Esta necessidade se aplica principalmente aos jovens, que vivem diante das seduções e tentações do presente século.
Com o objetivo de fortalecer este culto jovem, abordaremos alguns fatores que tem impedido o culto jovem de cumprir seu papel, abençoando a igreja e principalmente a juventude.
Considerando:
  • Que a juventude precisa ter um culto que retrate sua realidade cujo conteúdo possa apoiá-la diante de suas lutas e desafios;
  • Que as muitas atividades como trabalho missionário, comissões e reuniões administrativas, concorrem com o culto jovem tendo-o enfraquecido;
  • A importância de reafirmar um dia e hora, para fortalecer a programação;
  • O desafio de ter a presença dos líderes da igreja local no culto jovem;
  • Que a iniciativa de fortalecer o culto jovem precisa ter o engajamento de todos os líderes da igreja.
  • Que o formato atual do culto jovem não está conseguindo atrair a maioria dos jovens;
  • Que ao longo do tempo, este culto já teve distintos nomes como programa, MV, Liga dos jovens, Encontro Jovem ou simplesmente JA, o que revela tentativas de se adequar a linguagem e formato;
  • Que as redes sociais têm promovido grandes mudanças de comportamento social dos jovens;
Propomos que:
  • Tenhamos a reafirmação do culto jovem como um programa importante para a vida espiritual da Igreja e que haja apoio e participação da Igreja para resgatar esse ideal;
  • Que o Culto Jovem aconteça nas tardes de sábado e que no mesmo horário não haja concorrência de outras atividades oficiais da Igreja;
  • Que a liderança da igreja local e seu pastor estejam presentes no Culto Jovem;
  • Que o lançamento do novo formato do Culto Jovem, seja no dia 08 de fevereiro 2014 pelo canal executivo com transmissão via satélite;
  • Que em 2014 haja capacitação para o diretor jovem da igreja local, através de cursos e encontros de liderança;
  • Que o formato do Culto priorize quatro elementos: Louvor, Intercessão, Testemunho e Mensagem;
  • Culto Jovem seja o nome deste programa;
  • A revista Ação Jovem e outros materiais promoverão este novo formato ajudando o diretor local a se adaptar às novas necessidades;
  • Que as redes sociais potencializem a divulgação e incentivem o debate antecipado dos temas de cada sábado.
Com esse apoio da liderança da igreja, você, líder jovem, pode abraçar essa ideia e promover em sua igreja um Culto Jovem inspirado por Deus e aprovado por Ele. Sendo assim, todos que participarem serão beneficiados e abençoados com este culto. Jovens, idosos, crianças terão um momento marcante para vida espiritual no encontro de sábado à tarde, com louvor, intercessão, testemunho e mensagem. Essa é a nossa e a sua missão!
Ctrl C by adventistas .org

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...