sexta-feira, 25 de abril de 2014

Prefeito participa de reinauguração da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Boituva IASDNa manhã de sábado, dia 5, o prefeito de Boituva, Edson Marcusso, participou da reinauguração da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O templo localizado ao lado da Praça da Bíblia recebeu cerca de 180 pessoas, entre elas autoridades civis e eclesiásticas e membros da comunidade religiosa. Com a reforma, o prédio ganhou em modernidade, espaço e funcionalidade. Segundo os líderes locais, a ideia é que o templo e suas salas anexas ofereçam mais conforto aos fiéis e para todos os que são atendidos nas atividades comunitárias da igreja.

Logo às 9 horas, os membros se reuniram em frente à igreja para acompanhar o corte da fita inaugural. Em seguida, o prefeito Marcusso e seu vice, Juninho Barbosa, acompanhados de suas respectivas esposas, assistiram à escola bíblica, tradicionalmente dirigida pelos adventistas aos sábados. Na sequência, eles ouviram um breve relato da história da comunidade adventista na cidade, apresentado pelo pastor da igreja, João Ricardo Halama.

Neste momento foi dada a palavra ao prefeito Marcusso, que fez menção à dedicação de Joaquim Biondo, seu amigo pessoal que morreu ao cair do telhado da igreja enquanto ajudava na construção do templo hoje reformado. Marcusso disse que desde que conheceu Joaquim, tem alimentado simpatia pela Igreja Adventista. O prefeito já havia marcado presença na inauguração do prédio original, em agosto de 1999.

Marcusso também mostrou admiração pelo trabalho comunitário desenvolvido pelos adventistas. Ele incentivou a congregação a apoiar os projetos sociais do município, como a campanha do agasalho, e a perseverar na pregação do evangelho. A Igreja Adventista realiza campanhas anuais de combate à violência familiar (www.quebrandoosilencio.org) e de estímulo à doação regular de sangue (www.vidaporvidas.com).

As autoridades civis também acompanharam o culto de gratidão a Deus oficiado pelo pastor Aurelino Ferreira, líder dos adventistas que vivem no sudoeste paulista. Em sua pregação, o ministro ressaltou a importância de a igreja ser um lugar de acolhimento para a comunidade e uma luz a iluminar a cidade. A cerimônia foi encerrada ao meio-dia, com um voto de compromisso dos fiéis.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Boituva reúne cerca de 130 membros e simpatizantes, que congregam regularmente em três dias da semana: aos sábados, domingos e quartas-feiras. A programação religiosa é aberta para toda a comunidade e entre os serviços sociais estendidos para a cidade estão as reuniões quinzenais do Clube de Aventureiros, agremiação que oferece atividades recreativas e educativas monitoradas para crianças de 6 a 9 anos.

A denominação, que tem mais de 150 anos de história e 18 milhões de fieis espalhados por 206 países, mantém uma ampla rede de escolas, hospitais e fábrica de alimentos vegetarianos. Na cidade vizinha de Tatuí, a Igreja Adventista conta com uma editora, a Casa Publicadora Brasileira, instituição que apoiou financeiramente a obra e foi representada pelo seu diretor financeiro, pastor Edson Medeiros. Os adventistas são conhecidos por seu cuidado com a alimentação, o descanso sabático e a esperança no breve retorno de Cristo a Terra. [Equipe ASN, Wendel Lima

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Como Dirigir uma Reunião de Comissão?

comissaoComo Preparar?
1. Devem constar no planejamento anual da igreja (data, horário, local, etc).
• Ex. 1º sábado ou domingo de cada mês, às 15:00 horas.
• Na primeira reunião do ano, consultar as pessoas que participarão da Comissão, para decidirem o melhor dia, horário e local das reuniões ordinárias.
2. Preparar uma lista dos itens a serem tratados. Esta será a agenda ou “pauta” da reunião.• Esta agenda deve ser preparada junto com o Pastor do distrito e os demais Anciãos da igreja, além do(a) Secretário(a) da Comissão.
3. Planejar a mensagem devocional (meditação inicial), que deve ser curta.
• É bom também ter alguns minutos de oração antes da reunião.
4. Entregar, no culto anterior, um memorando ou carta, relembrando da reunião (data, horário, local, juntamente com a agenda de assuntos). Esta é uma tarefa para a Secretaria da Igreja.
5. Caso necessário, estudar alguns assuntos em “comissões menores”, quando isto for apropriado.
6. Cuidar para que o local esteja devidamente preparado para a reunião.
• Cadeiras, ventilação/climatização, quadro negro, giz, canetas, etc.
Como Conduzi-la?
1. Comece exatamente no horário marcado, com uma tolerância de, no máximo, 10 minutos.
• Dependendo do horário da reunião, seria interessante promover um ligeiro coffee break uns 20 minutos antes do início da reunião.
2. Verificar o QUORUM (número votado pela igreja para possibilitar o início das deliberações da Comissão). Na maioria dos casos, este número mínimo é a metade+1 dos membros da Comissão.
3. Apresentar a mensagem devocional (máximo 5 min.).
4. Ter momentos para oração.
5. Cuidar para que a duração da reunião seja equilibrada. Uma reunião não pode ter horário para começar e não ter também limite para concluir. Mesmo que nem todos os assuntos tenham sido tratados, encerre a reunião no horário previamente combinado.
6. Verificar se o/a secretário(a) está presente. Se não estiver, deve-se escolher uma outra pessoa para anotar provisoriamente esta reunião e redigir a respectiva ATA.
• É neste momento do início, também, que o/a Secretário(a) lê a ata da reunião passada e recolhe a assinatura dos que estiveram presentes a ela.
7. Considerar um assunto de cada vez, conforme consta na agenda/pauta. Não permitir que outros assuntos sejam discutidos, além dos que foram previamente agendados.
8. Incentivar a participação de todos. Cuidado com aqueles mais “políticos” que costumam monopolizar as decisões e dominar a Comissão.
9. Não permitir divagação nem agressões pessoais.
10. Utilizar perguntas. A pergunta pode ser de várias maneiras:
a) dirigidas a todos os participantes
b) dirigida nominalmente
c) devolução de perguntas
11. Lembrar que o presidente não propõe, não apóia e não vota. A não ser para desempatar.
12. Conduzir a votos claros e precisos que indiquem quando foi o caso, quem fará, como, quando, etc.
13. Terminar no horário, agradecendo a presença e a participação.
Como Agir Após a Reunião?
1. Providenciar para que seja preparada a Ata.
2. Revisá-la antes de apresentar à igreja.
3. Providenciar uma cópia da Ata para cada participante, quando necessário.
4. Manter sigilo absoluto sobre os assuntos tratados, especialmente os que envolvem disciplina de membros.
5. Agir de acordo com os votos.
Como as Decisões são Tomadas?
Princípios essenciais das regras parlamentares:
• Cortesia e justiça com todos
• Considerar um item de cada vez
A minoria precisa ser ouvida
• A maioria deve prevalecer
• O propósito das regras é facilitar a ação e não obstruí-la
Métodos de Votação:
• Declarando SIM ou NÃO
• Erguendo a mão
• Escrevendo em segredo
Tipos de Votação:
1 - Por maioria (metade+1, no mínimo)
2 - Por pluralidade.
É a maioria dos votos sem ser mais que 50%
Ex de eleição: Débora - 7 votos; Robson - 4 votos; Geovana - 4 votos
3 - Por 2/3 dos votos
4 - Decisão por Unanimidade: Quando todos estão a favor.
Isto é comum na igreja, devido aos interesses comuns dos membros e a atuação do Espírito Santo promovendo a unidade (Efés. 4:3, 12 -13).
5 - Decisão por Consenso: Ocorre quando pelo menos a grande maioria se inclina em uma certa direção e mesmo que alguém não concorde completamente, está disposto a acompanhar os demais.
O consenso é a opinião geral, o acordo. É o método que deveríamos usar ao buscarmos uma decisão em grupo.
Como o Consenso Pode Ser Alcançado?
Para alcançar o consenso, a diferença de opinião deve ser vista como uma maneira de:
• Reunir informação adicional
• Esclarecer itens
• Forçar o grupo a buscar melhores alternativas.
Assim, o conflito de idéias, soluções, etc, deve ser visto como ajuda e não como empecilho no processo de encontrar o consenso.
Animar uma participação franca de desacordo.
Cada participante deve ter a responsabilidade de ouvir e ser ouvido.
Não se deve confundir silêncio com concordância. Alguns ficam calados, mas não estão concordando com o que está sendo decidido. Por isso o líder deve incentivar a participação de todos.
Deve-se procurar reduzir a tensão, quando necessário. Quando os ânimos estiverem se exaltando, é bom dar uma paradinha na discussão, passar para outro ponto menos polêmico, e depois retornar ao diálogo.
Lembrar que os melhores resultados vêm de uma combinação de informações, lógica e emoção.

Adaptado de:
"Para você que quer ser líder", do Pr. Robert Pierson.

"Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito" (Prov. 15:22).

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sexta-feira, 18 de abril de 2014

Você daria a vida por um amigo?

Você daria a vida por um amigo? Jesus fez mais que isto: morreu por nós apesar de sermos seus inimigos. Nestes dias de tanta corrupção, de conceitos morais tão relativos, dias em que conforto e fartura aqui apelam mais ao coração humano que a vida eterna, nós compreendamos cada vez menos o que significou para nós o sofrimento e a morte de Jesus. É difícil entender conceitos antigos como pecado, transgressão, condenação, perdão, graça, justificação, salvação. O que temos feito diante de tão maravilhosa graça? Reflita sobre esta questão que é abordada no “Conexões de Esperança” de Hoje:

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terça-feira, 1 de abril de 2014

A HISTÓRIA DO DIA DA MENTIRA

1 de abrilVocê sabia que o dia da mentira tem tudo a ver com o ano novo? Conheça essa incrível história!

Você já sabe que pregar peças é uma tradição no chamado dia da mentira. Descubra agora de onde vem esse costume!

A instituição de primeiro de abril como o dia da mentira tem suas raízes na celebração do ano novo. Ué, mas o ano novo não começa no dia primeiro de janeiro? Pois é. Só que nem sempre foi assim.

Antigamente, o ano novo era celebrado em março, no dia em que ocorre o chamado equinócio. Nessa data, a posição do Sol em relação à Terra faz com que a duração do dia seja igual à da noite. Esse fenômeno ocorre em 21 de março – ou 22, nos anos bissextos – e marca o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul.

No passado, o final de março era marcado por uma série de festividades que faziam a despedida do ano velho. O primeiro dia útil do ano ficava sendo, então, o primeiro de abril.

Mas onde entra a parte da mentira nessa história? Imagine só: você certamente está acostumado a celebrar o ano novo na passagem de 31 de dezembro para primeiro de janeiro. De repente, um comunicado avisa que a festa foi transferida para junho. Não ia dar uma confusão na sua cabeça? Pois foi mais ou menos isso o que aconteceu!

No ano 44 antes de Cristo, foi elaborado o calendário juliano, no Império Romano. Uma das mudanças instituídas por ele foi a transferência do início do ano para primeiro de janeiro. Só que, na prática, não foi bem isso o que aconteceu. “Como a informação não circulava, cada aldeia fazia do seu jeito e muita gente continuou a celebrar o ano novo em primeiro de abril”, conta o astrônomo Alexandre Cherman, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

Já em 1582, o papa Gregório XVIII ordenou que passasse a ser utilizado o calendário gregoriano. Nele, o ano novo também era celebrado em janeiro. Mas, dessa vez, a teoria iria ser posta na prática, pois um decreto do rei da França deixou bem claro: o ano novo deveria passar a ser festejado em janeiro.

Só que algumas pessoas continuaram insistindo em manter a celebração em primeiro de abril. Começaram a ser chamadas de tolos. Muitos debochavam delas, já que agora o primeiro de abril era uma grande mentira! Por causa disso, a data ficou conhecida como o dia da mentira ou o dia dos tolos, como é chamada nos países de língua inglesa.

Com o passar do tempo, desenvolveu-se o hábito de pregar peças e contar mentiras no dia primeiro de abril nos países da Europa e nos colonizados por europeus, como o Brasil.

Ctrl C by Conexoes de Esperança, Fonte: uol.com.br