segunda-feira, 29 de abril de 2013

Será que Deus é culpado?

Anne e BillyA filha de Billy Graham (grande escritor desta geração) estava sendo entrevistada no Early Show, e Jane Clayson perguntou a ela:
Finalmente a verdade é dita na ...TV Americana.
'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'
Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:
'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.
Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.
Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'
À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc...
Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.
Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas...
A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.
Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos:
'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'.
E então concordamos com ele.
Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal.
Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).
Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.
E nós aceitamos sem ao menos questionar.
Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade.
E nós dissemos: 'Está bem!'
Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino.

Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.
E nós dissemos:
'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.
Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado;
porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...
Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender:
nós colhemos só aquilo que semeamos!!!
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'
A resposta dele:
'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'
É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.
É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.
É triste como alguém diz:
'Eu creio em Deus'.
Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus.
É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!
Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!
É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.
É triste ver como as pessoas ficam amantes de Cristo no sábado, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.
Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa...

sábado, 27 de abril de 2013

Dicas para as visitações

bemvindo• Ter sempre em mente o amor de Cristo em cada uma das visitas que for fazer
• Ter ponderação e sensibilidade para interpretar as divergências que surgirem.
• Procurar evitar os assuntos que podem causar mal estar.
• Ter sempre o texto que for ler preparado, de preferência fazer um esboço da visita.
• Sempre que possível, ir acompanhado de no mínimo mais um irmão.
• Evitar críticas, tanto ao visitado, quanto à igreja no geral.
• Anotar o nome do(s) visitado(s), a data e hora, e quem visitou e passar para o relator.
No ato de visitar
• Saber ouvir é uma arte;
• Não fuja do objetivo da visita;
• Use tom de voz baixo;• Saiba usar o tempo;
• Evite a intimidade forçada;
• Se for visita a enfermo, evite medicar o doente, incentive-o a procurar o médico.
Visitas a enfermos
• As visitas devem ser curtas;
• Evite chegar próximos as refeições;
• Se possível marque com antecedência;
• Evite perguntar detalhes da doença;
• Não insista para o doente falar;
• Não fale de situações que mexam com o emocional dos enfermos;
• Passe confiança na medicina para eles;
• As visitas e as orações devem ser objetivas.
Momento de Oração
• Pergunte ao visitado se ele tem algum pedido pessoal para ser levado a Deus em oração;
• Ao orar, seja objetivo, evitando colocar assuntos que não seja do interesse da visita;
• Ao orar, agradeça a Deus pela vida do visitado e de todos os que o rodeiam;
• E interceda ao Pai para que a visita tenha sido, além de tudo, um momento de culto a Deus.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Amor: Feito para vencer – Humildade

humildadeEste capítulo, de início, pareceu-me fácil de escrever. Logo percebi que não era assim. Como explicar a humildade, seu significado, sem distorcer o seu verdadeiro conceito? Fala-se tanto em humildade, mas utiliza-se conceito errado, que acaba por enganar as pessoas.

No mundo, ser grande é valorizar o ‘eu’. No Céu, ser grande é valorizar o outro, o semelhante. Aqui na Terra, ser humilde é ser inferior, menos capaz, inapto a galgar as alturas do poder e das riquezas. É estar subjugado a outrem mais poderoso sem reclamar nem buscar saídas.

Na Terra, os humildes são explorados e ridicularizados, progridem menos e não são bem vistos. Em muitos casos, são vistos como verdadeiros ‘capachos’ em que pisam os de ‘maior inteligência’. Aqui, ser humilde é ter inteligência inferior, ser um tanto incapaz.

Isso é assim para confundir. E as pessoas que acreditam que isso é o normal, realmente, em sendo humildes, tornam-se inferiores. Acham que essa é a única condição, como um único destino. Na realidade, no contexto bíblico não é nada disso.

No Reino de DEUS, a humildade é um atributo de nobreza e de grandeza. A humildade é imprescindível para que a lei do amor funcione. Sem humildade, o amor torna-se impraticável.

O amor é verdadeiramente um dos princípios da Lei de DEUS, o principal princípio, como já vimos. Revendo um pouco, pelo amor as pessoas são atraídas umas às outras, desejando permanecer ligadas entre si. Esse é o espírito da oração sacerdotal de JESUS expressa em S. João capítulo 17. JESUS disse: “Não rogo somente por estes (os discípulos), mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em Nós; para que o mundo creia que Tu Me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que Me tens dado, para que sejam um, como Nós o somos; Eu neles e Tu em Mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu Me enviaste, e os amaste como também amaste a Mim” (S. João 17:20 a 23 – grifo nosso).

Esse trecho da Palavra de DEUS revela muito mais que podemos, por hora, aprender. Fala da unidade no amor. De fato, só através do amor é possível obter unidade. Esta unidade se completa da seguinte maneira: os seres humanos unidos entre si e unidos com seu SENHOR JESUS, da mesma forma como o SENHOR JESUS está unido com DEUS, Seu Pai celeste. É essa união que cabe cultivar na família criada por DEUS, justamente para esse fim.

Essa união é a expressão do amor. Quando na Bíblia lemos Amar a DEUS sobre todas a coisas e ao próximo como a ti mesmo: esse é o resumo de toda a Lei (Romanos 13:8 a 10). Colocar isso em prática leva a união entre as pessoas. Para colocar em prática, é preciso, primeiro, amar a DEUS, amá-lO acima de todas as coisas. Fazendo isto, viveremos em paz entre nós e com DEUS. Do contrário, haverá desentendimento e estranho distanciamento entre os seres humanos. E a guerra torna-se um negócio lucrativo.

Mas por que, se tal conduta é tão boa, a grande maioria dos seres humanos não a segue? Por que preferem as pessoas viver conflituosamente? Falta-lhes o principal ingrediente para que o amor seja praticado: a humildade.

JESUS é humilde. DEUS é humilde. JESUS revelou como DEUS é, e Ele mesmo disse a seu respeito: “Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração” (S. Mateus 11:29). Disse também: “Quem vê a Mim, vê o Pai” (S. João 14:9). JESUS disse também: “Eu não procuro a minha própria glória, (…) Se Eu Me glorifico a Mim mesmo, a Minha glória não nada é; Quem Me glorifica é Meu Pai, O qual vós dizeis que é vosso DEUS” (S. João 9:50 e 54). Essa é a estratégia de vida que dá certo. Assim como devemos amar uns aos outros e servir uns aos outros, também devemos honrar uns aos outros, mas jamais nutrir demasiado interesse para conosco mesmos. O princípio de Lei de DEUS ensina que a vida somente se torna viável quando os seres vivos voltam-se em favor dos outros. Isso JESUS veio ensinar, essa é a essência da Lei.

JESUS veio à terra salvar a raça humana da morte eterna, embora se pregue abertamente que o ser humano não morre, mas reencarna – nesse caso, JESUS veio sem saber por que, estaria equivocado. No entanto, JESUS disse: “O Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido” (S. Mateus 18:11).

Além de salvar, Ele veio também revelar a verdadeira natureza do caráter de DEUS. O Seu caráter é puro amor. DEUS ama a todas as criaturas, despreza o pecado, mas tem em alta estima o pecador. Na intenção de ajudar, espera até que este chegue ao ponto em que não há mais retorno. Até que não atenda mais a voz do Espírito Santo. Nesse caso, a pessoa “anda em trevas e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos” (I S. João 2:11). É o homem que se desvia de DEUS, não este do homem. Só então, a luz que em ti há se tornou em trevas. DEUS não abandona a ninguém, mas é abandonado por muitos. Estes vivem como se não existisse DEUS. Assim sendo, nada mais justo serem excluídos do reino de DEUS e sofrerem morte eterna. Poderiam ter infinitas oportunidade, não se arrependeriam jamais… (ver Apocalipse 15:9, 11 e 21).

O que JESUS revelou foi um DEUS “compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade” (Êxodo 34:6). Isso também foi o que Moisés viu quando pediu para ver a glória de DEUS. A Sua glória é o Seu amor. O amor é luz, irradia luz em todos os lugares onde se manifestar.

Assim, podemos ter certeza de que, tal como JESUS foi humilde quando esteve aqui na Terra, continua sendo humilde onde hoje está e assim também DEUS é humilde. E quem deseja seguir JESUS, deve igualmente ser humilde!

Ser humilde é ver as coisas do ponto de vista do outro, ponderar sem pensamentos egoístas, não querer ser mais nem maior que nosso próximo. É querer o bem do nosso próximo, tratá-lo bem sem esperar retribuição. O ato de humildade não tem por objetivo a obtenção de elogios, mas dar glória a DEUS fazendo o que Ele faz. Ser humilde é ter ‘sinceridade de desígnio’, isto é, as intenções honestas, sem busca de vantagens próprias. Então “teu Pai que vê em segredo te recompensará publicamente” (S. Mateus 6:6).

A humildade desenvolve traços de caráter opostos ao egoísmo, à arrogância e ao orgulho, permitindo um divino toque no desenvolvimento das sagradas harmonias da alma, que levam à paz interior e à paz com nossos semelhantes. A humildade permite que o Espírito Santo nos ensine como viver em obediência aos mandamentos de DEUS. Aprenderemos o que é verdadeiramente importante, que perdura para toda a eternidade e que não cai em desuso com o passar do tempo. Tornar-nos-emos cada vez mais inteligentes no conhecimento do amor e seremos cada vez mais felizes. Mas sem humildade isso tudo, no máximo, pode ser apenas um sonho irreal ou um comportamento fanático, originado do próprio eu, sem poder para influenciar ninguém, e se revela um engano, um impulso passageiro.

Professor Sikberto Renaldo Marks, Mega Advento, Capítulo 11.

Ctrl C by Sétimo Dia.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Movimento entregará milhões de livros e DVDs em um dia

a ultima esperançaEntrou para o calendário anual a distribuição em massa de livros por parte dos adventistas do sétimo dia para a população sul-americana. No próximo dia 20 de abril, mais uma vez os fiéis da denominação (que somam mais de dois milhões no território sul-americano) sairão ao mesmo tempo às ruas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador para entregar gratuitamente às pessoas mais de 15 milhões de exemplares do livro A Grande Esperança. Em 2013, acontece a entrega, também, de um DVD intitulado A Última Esperança, apresentado pelo pastor Luís Gonçalves.

A expectativa é a de dar de presente às pessoas mais de 7 milhões e 200 mil unidades do DVD em português e mais de 1 milhão e 350 mil unidades produzidos no idioma espanhol. O material explica, com imagens feitas no Oriente Médio e parte da Ásia e Europa, o que significam as enigmáticas cartas às igrejas conforme o registro do livro bíblico do Apocalipse. Em 2012, os adventistas entregaram de graça mais de 30 milhões de exemplares do livro A Grande Esperança em um só dia em oito países sul-americanos.

Nas igrejas locais, os membros serão divididos em grupos e farão a distribuição de casa em casa, tanto dos DVDs quanto dos livros. “Esse é um dos maiores movimentos do gênero na América do Sul. As pessoas receberão um presente especial e nossa ideia que sejam motivadas a conhecer mais o que a Bíblia Sagrada ensina”, comenta o pastor Luís Gonçalves, que apresenta os temas do DVD A Última Esperança.

O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, pastor Erton Köhler, explica que “fazemos isso porque cremos que podemos levar uma simples semente de esperança capaz de impactar a vida das pessoas que irão receber esta mensagem. Nossos membros são desafiados a compartilhar a mensagem que um dia abençoou a vida de cada um”, comenta.

Trailler do DVD A Última Esperança - http://bit.ly/Yhuw5r
Página oficial do livro A Grande Esperança - http://agrandeesperanca.com.br/

Ctrl C by portal adventista.

sábado, 6 de abril de 2013

Conquistadores Adventistas

Convite - Videochat dos Desbravadores com o Pr. Udolcy Zukowski

Todos os Diretores de clubes, líderes, conselheiros e desbravadores estão convidados a participar do Videochat com o Pr. Udolcy Zukowski. Será no dia 12 de abril às 19h30.
O Pr. Udolcy responderá as dúvidas dos internautas e dará dicas, ideias e instruções sobre o Dia dos Desbravadores e o Campori Sul-Americano de 2014.
Transmissão pelo site: aovivo.adventistas.org

Ctrl C by Apac

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Resposta ao CQC

A Darleide, como sempre, mandou muito bem, ainda assim, continuo com meu ponto de vista de que a “Palmirinha da NT” fala muita besteira, é claro que sempre dentro de um contexto, as vezes pra fazer até graça, é verdade também que ela ensina muita coisa e ainda tem muito a ensinar, mas precisa estar muito atenta ao que diz, pois agora a “vidraça” aumentou … Que Deus as use e segue o barco!!! … não irei me estender no assunto agora pq o sono bateu, inté.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Especialidade de Gatos – Desbravadores

especialidade de gatos1. Qual é o nome científico do gato doméstico?

Felis catus

2. Como a estrutura da pata é semelhante em todos os felinos?

Os gatos possuem 5 dedos nas patas anteriores e 4 dedos nas posteriores. As patas dos gatos são ‘fofinhas’, como se fossem almofadadas, e são também elásticas, por isso andam silenciosamente. As suas unhas são retrateis (saem e entram em um orifício) e é usada para agarrar suas presas. Não tem calcanhar e caminham apoiados sobre os dedos.

3. De que maneira os olhos de todos os felinos são semelhantes?

Seus olhos são todos iguais nas estruturas, porém diferentes nas cores. As pupilas contraem com a presença da luz e se dilatam no escuro. Por isso conseguem enxergar muito bem na escuridão. É bastante útil para o caçador.

4. Qual é o principal alimento da família dos gatos? De que forma os dentes dos gatos estão preparados para isto?

Por ser um felino, faz parte dos carnívoros. Apesar de comer ração em casa, sua principal alimentação é a carne. Assim como todos os felinos, seus dentes são afiados especialmente para cortar a carne. Os seus dentes: os caninos são em forma de punhal e os molares em forma de serra. Quando o gato crava seus dentes caninos nas suas vítimas causa morte imediata.

5. Para que serve os bigodes dos gatos?

Radar e órgão de tato, a mesma função sensível da polpa dos dedos das mãos.

6. Como são protegidos os ouvidos dos gatos?

Suas orelhas são protegidas por pêlos contra o pó e insetos que poderiam, eventualmente, entrar. Sua audição é muito sensível.

7. Identificar, a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural, quatro tipos de gatos domésticos. Descrever o temperamento de cada um.

siamesSiamês: pêlos cor de avelã, mais ou menos claro, as orelhas, a calda e a ponta das patas são mais escuras;

persaPersa: Patas curtas e largas, grande calda com penacho. Colarinho de pelos longos em volta do pescoço. É dócil, afetuoso e gosta de viver no conforto.

europeusEuropeu: Pode ser de várias cores: branco, vermelho, negros, perolados e pode ser encontrado em todos os lugares.

gato comumComum: Tem o pelo cinza azulado e desde a ponta do nariz até os pés ele é negro, com os olhos amarelados ou alaranjados.

 

 

8. Qual o benefício, para o homem, dos gatos domésticos?

Eles ajudam a limpar a casa, exterminando os insetos, ratos e etc... Além de ser fiel, companheiro, muito atencioso, carinhoso e muito asseado.

9. Identificar a partir de fotografias/ilustrações, ou ao natural sete tipos de gatos selvagens. Dizer em que parte do mundo são encontrados.

Leão, Guepardo e Leopardo – África

Puma, Onça, Jaguatirica, Gato-maracajá, Gato-do-mato – Américas

Tigre-siberiano, Caracal e Pantera Negra – Ásia

Lince e Puma – América do Norte

10. Que animal é conhecido como o rei dos animais? Por que recebe este título? Como é o seu temperamento?

Leão.

11. Contar a História de Androcles e o Leão.

Conta-se antigamente, nos tempos do domínio Romano, que existia um escravo fugitivo chamado Androcles. Quando perseguido se escondeu em uma caverna. De repente ouviu um rugido assustador e se deu conta que ao seu lado estava um grande leão. Androcles percebeu que sua pata estava inchada devido uma lasca de madeira que tinha ali enfiado. Androcles chegou perto do felino e tirou a farpa. O alívio do felídeo fez com que ficasse muito amigo de Androcles. Certa manhã, Androcles resolveu voltar a Roma. Pouco tempo depois foi aprisionado e sua pena era servir de espetáculo nas festas do Coliseu Romano, cuja pessoas eram comidas por feras famintas. Quando Androcles estava no meio do Coliseu, soltaram a fera, e para surpresa de todos, ao invés de atacar o escravo, este se colocou aos pés de Androcles e começou a brincar com ele. Então Androcles percebeu que o leão era aquele que ele tinha encontrado na caverna e que se tornara amigo. Androcles e o Leão foram poupados e soltos.

12. Contar quatro histórias da Bíblia nas quais um membro da família dos felinos é mencionado.

Daniel na cova dos leões (Daniel 6)

Quando Davi matou um leão (I Samuel 17:34)

Quando Sansão matou o leão (Juízes 14:1-20)

Profeta morto por leão (II Samuel 24:20)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Revista Adventista de abril destaca os benefícios da guarda do sábado

revista adventista abril 2013Os benefícios do descanso semanal recomendado pela Bíblia, no sábado, são o tema da capa deste mês. O artigo assinado pelo pastor Luiz Gustavo Assis mostra, com uma breve análise de termos nas línguas originais da Bíblia, como a guarda do sétimo dia está ligada ao descanso físico, relaxamento mental e refrigério espiritual. Tudo o que precisamos após uma semana estressante!

Na entrevista deste mês, o arqueólogo e professor de Teologia do Unasp, Rodrigo Silva, comenta os desafios do pensamento pós-moderno para o estilo de vida adventista. Rodrigo define o conceito tão debatido de pós-modernidade; mostra como esse paradigma leva ao relativismo e à rejeição da figura da autoridade e, por fim, argumenta porque os cristãos precisam ainda viver de maneira contracultural.

Nos demais artigos, a edição traz a experiência de jovens missionários que realizaram o primeiro culto na aldeia Boto Velho com os índios javaés. Na matéria do Dr. Ruben Aguilar, professor de Teologia aposentado, você vai entender porque assistir ao culto pela internet não substitui a frequência assídua à liturgia presencial.

Na seção de reportagens, destaque para o projeto Portão Global, iniciativa evangelística de uma das maiores igrejas de Curitiba, que envolve plantio de igrejas e ação social em uma cidade do interior do Paraná e na capital do Uruguai. Você vai conhecer também como vive a maior comunidade amish dos Estados Unidos, povo que mantém o estilo de vida do século 18 vivendo no 21.

A Revista Adventista é o órgão geral dos adventistas no Brasil há mais de cem anos e pode ser adquirida em uma das 12 livrarias da Casa Publicadora Brasileira, nas sedes administrativas da Igreja Adventista, pelo telefone 0800-9790606 ou pelo site www.cpb.com.br. E você pode seguir a revista pelo perfil www.twitter.com/rev_adventista, acessar gratuitamente seu acervo histórico no endereço www.revistaadventista.com.br, e baixar o PDF das reportagens desta edição no link http://bit.ly/10vBCDE.

Ctrl C by portal adventista, por Wendel Lima.

Transfira sua vontade para Deus

vontade de DeusSe desejamos ser cristãos que façam mais que dizer “Senhor, Senhor” em religiosidade fácil, precisamos querer a vontade de Deus acima de todas as coisas.

O salmista nos mostra como ter paixão pela vontade divina: “Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a Tua lei” (Salmo 40:8); “Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus: guie-me o Teu bom Espírito por terreno plano” (Salmo 143:10). Decore estes versículos-chave. Repita-os em épocas de indecisão e incerteza. Tire este dia para concentrar sua consciência no anseio deliberado pela direção de Deus e na determinação de realiza-la.

Tennyson tinha razão ao dizer: “Nossa vontade é nossa, não sabemos como; nossa vontade é nossa, para fazê-la Tua”.

Agostinho confessou a Deus: “Ao vacilar em minha decisão de servir ao Senhor meu Deus, a vontade foi minha e de ninguém mais. Eu lutava comigo mesmo… Tudo o que pediste foi que eu parasse de querer o que queria e começasse a desejar o que Tu desejavas”.

É esse o segredo. Se quisermos isto com todo o coração, direção específica para nossas decisões não tardará a chegar. Robert Louis Stevenson disse: “Dei meia-volta como um navio bem manobrado nas mãos de um excelente capitão. No leme estava o timoneiro a quem chamamos Deus”. (Escrito por Lloyd Ogilvie)

Ctrl C by Blog do Amilton Menezes

Chamado por Deus através de um sonho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...