terça-feira, 30 de agosto de 2011

Do exílio à restauração – Código Aberto

Programa Código Aberto da TV Novo Tempo.

ADRA expande atendimento na África num esforço para salvar vidas

adra-africa A demanda por assistência humanitária continua a aumentar no Chifre da África, forçando famílias e animais a deixarem suas casas à procura de alimento e água. A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) continua a implementar intervenções para salvar vidas incluindo o envio de caminhões pipa para distribuição de água, distribuição de alimentos, e campanhas de limpeza do meio ambiente.

A ADRA continua a responder a situação de emergência na Somália, suplementando as intervenções que já tem sido feitas com adicional distribuição de alimentos e itens não alimentares, reabilitação de poços de água, e a utilização de caminhões pipa para levar água aos lugares afetados pela seca. A intervenção da ADRA tem sido na região de Somaliland, Puntland e na parte central da Somália, e tem beneficiado mais de 120 mil pessoas.

De acordo com o escritório da ADRA na Somália, tem se notado um aumento nas taxas de desnutrição, especialmente entre as crianças. De acordo com a Unidade de Segurança Alimentar e de Análise Nutricional da Somália, ocorreu um aumento de 15% no número de casos de desnutrição entre crianças, atingindo o número de 450 mil crianças desnutridas.

Apesar da expectativa de que a região afetada pela seca na região do Chifre deverá receber chuvas nos próximos meses, a Food and Agricultural Organization (FAO) tem indicado que as chuvas de outubro a dezembro serão abaixo do normal para a região do triângulo Mandera (ponto geográfico de encontro entre a Somália, Quênia e Etiópia), e as chuvas de novembro a janeiro também serão abaixo do normal para as regiões sul e centro da Somália. Esta falta de chuvas adequadas irá prolongar e agravar a situação de emergência na região. A expectativa é que estas condições deverão continuar até o início de 2012, e que a recuperação não deverá acontecer até a próxima colheita em Agosto de 2012.

Em Uganda, algumas partes do país continuam a experimentar aguda falta de alimentos, especialmente na região norte. A região de Karamoja, no norte, está entre as mais afetadas. De acordo com o escritório do primeiro ministro de Uganda, mais de 1 milhão de pessoas estão afetadas pela fome e pela desnutrição como resultado da seca na região. A situação em Uganda deverá agravar-se por causa da perda da colheita resistente a seca que era esperada para outubro, mas que está sendo destruída por inesperadas chuvas, chuvas de pedra, deslizamentos e enchentes. Depois de uma avaliação de necessidades feita pela ADRA em Uganda, a agência está preparando uma intervenção de 6 meses na região de Karamoja que irá apoiar 5 mil famílias com alimentos, incluindo, milho, feijão, óleo de cozinha e sal.

No Quênia, a Rede de Sistema de Alarme Contra a Fome, nota que a situação de segurança alimentar tem-se deteriorado, em particular para as comunidades que vivem do pastoreio de animais e da agricultura familiar. A necessidade de assistência de emergência acima do normal deverá durar até janeiro de 2012. Apesar do número de refugiados somalis ter diminuído de 1.300 para 800 por dia, o país continua sobrecarregado pela entrada de refugiados, de acordo com relatório do governo do Quênia.

De acordo com recente levantamento de necessidades conduzido pelo escritório da ADRA Quênia, foi constatado um número de necessidades cruciais entre as famílias do norte do país. Este levantamento revelou que as mais urgentes necessidades são alimento e água, serviços de saúde, abrigo, higiene e saneamento, e ração para animais. A agência está implementando um plano de resposta para atender a estas necessidades mais urgentes.

A resposta imediata inclui a distribuição de alimentos, instalação de tanques de água e envio de caminhões pipa, construção de latrinas e treinamento sobre higiene e saneamento, distribuição de ração para animais, provisão de abrigos, medicamentos e profissionais de saúde. A ADRA continuará também atendendo as necessidades de desenvolvimento relacionados com a educação, como a provisão de material escolar e treinamento de professores.

A segunda fase da resposta da ADRA irá focalizar na recuperação, e incluirá a construção de poços de água, instalação de estufas para cultivar alimentos, plantação de capim para animais próximo as fontes de água, e a construção de latrinas. Esta intervenção está planejada para acontecer em Mandera, Wajir, Dadaab, Garissa, Mwingi, Kitui, Kajiado, e Turkana, e a estimativa é de que 520.000 pessoas serão beneficiadas por esta intervenção.

A ADRA é uma agência global não-governamental provendo desenvolvimento comunitário sustentado e assistência a vitimas de desastres naturais sem discriminação quanto a associação política ou religiosa, idade, gênero, raça ou etnia.

Para mais informações sobre a ADRA Brasil e de como participar de nossa campanha para salvar vidas no Chifre da África, visite www.adra.org.br.

Ctrl C by portal adventista por Chistina Zaiback, ADRA Internacional.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Salvo pela Gentileza

camara frigorifica Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega. Certo dia ao término do trabalho foi inspecionar a câmara frigorifica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da camara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo. Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida. Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia:  Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?.

Ele explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.  Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora da saída.  Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei..

Pergunta: Será que vc seria salvo???

Via e-mail do Vitão.

sábado, 27 de agosto de 2011

O Céu - conto de Denis Cruz

Zalika, menina de pele negra, estava sentada no terreiro de casa, olhando para o homem de terno encardido que conversava com sua mãe. O homem ela conhecia. Era um missionário que sempre estava pelas vilas ali perto, acompanhado de um tradutor chamado Taú. Ele falava de um tal Jesus, de sua morte numa cruz e de um lugar chamado céu, onde haveria tudo de bom, para sempre.

- [Zalika já tem idade para ser vendida] - dizia a mãe da menina em um dialeto africano, enquanto Taú traduzia o missionário.

A conversa já durava um bom tempo, e a cada frase o pequeno coração da menina se apavorava ainda mais. Sua mãe falava em vendê-la para comprar alimento para a família. Taú traduzia as palavras do pastor, mas nenhuma parecia convencer a mãe. Zalika estava com medo. Não sabia o que acontecia com as meninas ou meninos vendidos; só sabia que eles nunca mais eram vistos.

- [Então o missionário comprará sua filha] - disse Taú e a mulher silenciou. - [Não a venda para os traficantes que rodeiam a vila. O missionário a levará agora, se a senhora permitir.]

O Pastor Jacó tirou algumas notas do bolso do paletó suado e as estendeu para a mãe da menina. Ela pegou o dinheiro e o contou, gritando em seguida:

- [Menina! Pegue o que é seu e vá com esse homem daqui].

Aproximando-se de Zalika, Taú lhe falou baixinho:

- [Não precisa pegar muita coisa. Você não vai precisar.]

A menina entrou no casebre armado com tocos e coberto de palha. Além de uma boneca suja e esfarrapada, não tinha mais o que pegar. Saiu com a bonequinha pendurada na mão e olhou para a mãe que sequer virou-se para ela. Zalika esperava alguma palavra de despedida; talvez um beijo, ou um abraço. Nada recebeu.

O missionário Jacó segurou em sua mão encardida e a conduziu para dentro de um carro. A menina olhou para trás, fitando dois irmãos tão negrinhos como ela, sentados no terreiro. Pensou sobre o futuro deles e temeu pelo próprio futuro, pois não sabia o que lhe iria acontecer.

O carro sacolejou na estrada de chão, levantando poeira vermelha. Jacó tomou algo de um cantil e o estendeu para menina, dizendo algumas palavras que ela não entendeu. Mesmo assim tomou do líquido fresco do cantil. Era algo tão bom, sem gosto e ao mesmo tempo tão gostoso.

- [É água limpa] - explicou Taú em seu dialeto e riu com a expressão de surpresa da garota. Sabia que ela, possivelmente, nunca havia tomado água que não fosse suja.

Quando o carro finalmente parou na fronteira, soldados olharam para dentro e começaram a discutir qualquer coisa com Jacó e seu tradutor. Zalika suspeitava que o motivo da discussão era sua presença naquele carro, pois os soldados gritavam e apontavam os dedos e armas para ela.

Mais uma vez Jacó colocou a mão no bolso e a menina lembrou-se de suas histórias sobre Jesus: "Ele pagou um preço por você"; "Jesus, na cruz, pagou com a própria vida para que você pudesse ser salva." Será que o missionário estava, naquele momento, pagando por ela?

Os soldados abriram caminho e Taú limpou o suor da testa, voltando a falar com Jacó, sem ela conseguir entender a língua deles.

Depois de muito tempo na estrada, entraram numa cidade, passando por várias ruas e estacionando em frente a uma casa grande de paredes com a pintura corroída.

- [Dora, esta é Zalika] - Taú a apresentou para uma senhora de pele morena, bem mais clara que a sua.

A mulher sorriu e ao mesmo tempo a avaliou, mexendo em seus cabelos fartos e encardidos de poeira e olhando em baixo das unhas imundas. Resmungou alguma coisa que fugiu ao entendimento da menina e a puxou para o pátio da casa, levando-a até um tanque e esfregando-lhe as mãos. A mulher gritou algo para dentro da casa e uma moça veio em seguida, com um copo cheio de um líquido que parecia água barrenta.

- [Prove!] - disse Dora, numa tentativa de falar o dialeto da garota.

Zalika deu uma pequena bicada no copo e depois o tomou de uma vez só, sentindo o gosto adocicado e, para ela, indescritível.

- [Leite com chocolate] - Taú explicou de novo. - [Mais tarde você pode tomar mais.]

Dora a levou primeiro para o pátio, onde seu cabelo foi lavado e cortado. Depois Zalika foi para o banheiro e não acreditou que estava debaixo de um jorro de água limpa. Várias vezes ergueu a boca e fartou-se.

Em seguida a governanta lhe deu roupas limpas e mostrou seu quarto, que era dividido com outras cinco meninas, todas resgatadas das vilas das redondezas; todas vítimas de alguma violência daquele cenário de guerra.

Depois de se arrumar, Zalika olhou sua própria imagem no espelho. Cabelos aparados e penteados. Pele limpinha e rosto sem aquele acúmulo de poeira grudando no canto dos olhos. Havia um belo sorriso naquele rostinho de menina quando outra garota a puxou pela mão e a arrastou pelos corredores da grande casa, até alcançarem uma sala onde havia uma mesa, com várias meninas sentadas. Na ponta estava Jacó, Taú e Dora.

- [Feche os olhos que o Pastor Jacó vai orar.] - disse a nova amiga.

Zalika fechou os olhos e ouviu as palavras sem sentido do missionário. Todas as meninas começaram a se servir. Havia pão, manteiga e um caldo maravilhoso (era apenas macarrão e legumes, mas para Zalika, como eu disse, era maravilhoso). A recém chegada se fartou. Nunca na vida tinha comido algo tão gostoso. Nunca na vida tinha comido em tanta quantidade e, por isso, a fome tinha sido uma parceira indesejável, porém constante. Lembrou-se dos banquetes que o missionário falava quando ia na vila.

- [Você sabe onde está?] - perguntou-lhe a menina à sua frente.

- [Eu sei] - Zalika respondeu com um sorriso franco, revelando um pão dentro da boca. - [Eu estou no Céu!] - e algumas lágrimas caíram de seus olhos.


XXXXXXX

Nota do Autor: É tão fácil falar do amor de Jesus. É tão fácil falar do céu. Difícil é levarmos o amor de Jesus; difícil é levarmos o céu até as pessoas.

Difícil, mas não impossível. Não precisamos visitar países da África para isto. Não precisamos ser missionários ou termos ministérios como vários Guerreiros de Jesus tem nesses países distantes. Ao nosso redor, perto de cada um de nós, certamente há alguém esperando eu e você levarmos um pedacinho do Céu para elas. Talvez, esperando que você compartilhe um pedacinho do seu céu com elas.

Eu o desafio, querido leitor, a fazer mais do que falar. Eu o desafio a levar Jesus e o céu que Ele prometeu, para as pessoas que você pode alcançar.
Deus o abençoe em sua jornada.


Quebrando o Silêncio- Entrevista com a Ministra Maria do Rosário

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TV Novo Tempo expande sinal em várias capitais

TV novo tempo A TV Novo Tempo, emissora cristã que hoje pode ser vista pela Internet, canal 17 da Sky ou em mais de 400 cidades brasileiras em sinal aberto, expande sua atuação em boa parte do país até o final do ano. O Canal da Esperança começa a ser visto, também, em várias capitais como Porto-Alegre (RS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Brasília (DF) e outras importantes cidades brasileiras como São José dos Campos (SP), Osasco (SP), Campinas, Santa Maria (RS) e dezenas de outros municípios em sinal aberto.

Para se ter uma ideia do que significa isso, a abrangência da TV Novo Tempo será multiplicada rapidamente por meio de retransmissoras. Somente a cidade de Curitiba possui mais de 1 milhão e 700 mil habitantes e Porto-Alegre em torno de 1 milhão e 500 mil pessoas. A Novo Tempo em Osasco e Grande São Paulo (maior região metropolitana da América do Sul) deverá chegar potencialmente a mais de 17 milhões de habitantes, além de capitais como Goiânia (mais de 1 milhão e 300 mil moradores) e o Distrito Federal (são quase três milhões de habitantes). Há outras nove importantes e estratégicas cidades brasileiras com possibilidade de expansão.

Para o líder sul-americano dos adventistas, pastor Erton Köhler, essa expansão confirma o interesse que a Igreja tem de oferecer à sociedade brasileira uma programação que fortaleça princípios bíblicos e temas de grande relevância no mundo hoje como família, saúde, educação e relacionamentos.

Sobre a TV – A TV Novo Tempo, hoje com três geradoras e 36 retransmissoras, está no ar desde 1996 e apresenta uma programação voltada à família, saúde, valores morais e dá forte ênfase no estudo da Bíblia Sagrada. Possui atualmente em sua grade 44 programas inéditos que alcançam, também, países africanos de fala portuguesa. O site oficial é www.novotempo.org.br.

Ctrl C by portal adventista por Felipe Lemos.

Em breve a TV Novo Tempo estará em canal aberto na capital brasileira do calçado feminino, a cidade de Jaú, aguardem!!!

Vigília Jovem Apac reúne 3.500 jovens no Unasp

Calebes na Vigilia Jovem Apac A Vigília Jovem Calebe reuniu cerca de 3.500 pessoas na noite de sábado, 20 de agosto, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. O programa é uma parceria entre o Unasp e a Associação Paulista Central (Apac), que representa a Igreja Adventista do Sétimo Dia na região metropolitana de Campinas. De acordo com o pastor Alceu Filho, líder dos jovens na região, o nome da vigília se deve ao fato de que a Missão Calebe, projeto evangelístico realizado por jovens adventistas que doam as suas férias para Deus, é “o maior evento de envolvimento missionário da juventude”.

A programação foi recheada de louvor musical e contou com a participação especial da jornalista adventista Wasthí Lauers, que esteve recentemente num reality show. Ela decidiu abrir mão de participar do programa para manter a guarda do sábado. O episódio gerou repercussão nas mídias sociais.

A vigília teve como oradores o próprio pastor Alceu Filho e também o pastor Ronaldo Arco, líder dos jovens adventistas em todo o estado de São Paulo. O pastor Alceu abordou em sua mensagem o quanto Deus se preocupa com os jovens. “Mesmo se você estiver no fundo do poço, Ele não olha para quem você é, mas sim naquilo que você pode se tornar nas mãos dEle”, ressaltou. Já o pastor Ronaldo Arco falou sobre missão e serviço e ao final comentou a importância de estarmos “pertinho” de Jesus. Cantando as letras do hino “Lar feliz”, que fala sobre a futura morada dos cristãos, ele encerrou a sua mensagem.

Os momentos de louvor ficaram por conta dos grupos musicais Novo Tom e Artpella, dos corais jovens de Jundiaí, Limeira, Campinas e do Unasp e também do cantor Dilson Castro, com a música “Meu universo”. Além do louvor, também houve momentos especiais de oração, dirigidos pelo pastor da Igreja do Unasp, Ranieri Sales. O grupo de artes cênicas cristãs Perspectivas Brasil também marcou presença.

A vigília reservou um espaço especial para falar sobre os resultados da Missão Calebe no Brasil e de uma extensão do programa realizada na Albânia. Além disso, o presidente da Apac, pastor Oliveiros Ferreira, mostrou a importância do projeto para o avanço da pregação do evangelho. A vigília encerrou com o momento solene da investidura de quatro líderes jovens. Para Rafael Brondani, um dos investidos, a cerimônia foi muito especial. “Nessa hora, a gente se coloca diante de Deus para um serviço de responsabilidade, pois não se trata apenas de colocar uma insígnia, mas sim de um compromisso com a mensagem de salvação”, lembra. Para o pastor Alceu, os programas especiais de vigília tem como objetivo proporcionar um maior envolvimento da juventude com o reavivamento e reforma. “O jovem precisa perceber que Deus o quer envolvido e comprometido com a pregação do evangelho”, acrescenta.

Ctrl C by portal adventista por Suzaeny Lima.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Planejamento Divino

Mundo criação de Deus “A Terra está a 146 milhões e 600 mil quilômetros do Sol; coloque-se a Terra a 192 milhões de quilômetros e tudo aqui ficará congelado; ou movamo-la a apenas 96 milhões de quilômetros distantes do Sol e tudo será queimado. Se o Sol diminuísse o seu calor pela metade, todos nós ficaríamos congelados; mas se ele dobrasse o seu calor, todos seríamos assados!

“No Equador a Terra gira a 1.600 quilômetros por hora; diminua isso para 160 km e você terá o tempo do dia e da noite aumentado dez vezes; as plantas ficariam chamuscadas de dia e as plantas novas morreriam de noite. O eixo Norte-Sul da Terra tem uma inclinação de 23,5 graus de ângulo. Sem esta inclinação, toda a evaporização dos oceanos iria para os polos e se condensaria formando montanhas de gelo; não haveria mais as quatro estações e a temperatura ficaria estacionária. Com uma inclinação de 47 graus a situação pioraria; o verão seria terrivelmente quente e o inverno extremamente frio!

“Os cientistas não podem explicar por que os gases atmosféricos se mantêm na quantidade necessária para manter a vida no planeta. O nível presente de oxigênio na atmosfera é de 21% e parece ser o ideal… Se a atmosfera se tornasse mais fina, milhões de meteoros que estão queimando lá em cima cairiam  sobre a Terra”.

Encontrei essas informações em um recorte, entre meus arquivos. Não tem como negar: este Planeta foi elaborado por um Projetista. “Os céus proclamam a glória de Deus” (Salmo 19:1). Por isso, só o insensato é que diz no seu coração: “Não há Deus” (Salmo 14:1).

Ctrl C by blog Amilton Menezes.

Um Resgate Espetacular

A-VOLTA-DE-JESUS Você sabia que um dia na história deste mundo acontecerá um resgate espetacular em que a única saída será para o céu? Esse resgate envolverá homens, mulheres e crianças e será assistido pelo universo todo.

E quem não quererá o resgate de um planeta convulsivo, sacudindo, sem saída? A não ser para o céu?

Que dia há de ser para aqueles que amam a Deus! Não será resgate de pânico, mas de salvamento. Será exatamente a tempo, porque é evidente que quando Deus desejar, Ele fechará este planeta.

A Bíblia diz: Não há mais ninguém, todos foram reesgatados…                                                                                  …e isto não é algo para tristeza ou para temermos, a menos que alguém não queira ser salvo. Mas quem não vai querer ser salvo numa hora dessas? Quem não vai querer dar as costas para este planeta em chamas? Com um resgate a caminho. Estaremos de um lado ou de outro, sem uma segunda chance.

Você sabia que nossas decisões na vida estão decidindo o nosso destino eterno? Você irá quando Jesus Cristo voltar? Perder o céu é simplesmente perder tudo!

Olhando o espaço veremos o 1º sinal de nosso Senhor quando Ele emergir pelos corredores de Órion e pisar sobre as nuvens e todo olho o verá… Cada rosto se voltará para o céu vendo Jesus cada vez mais próximo…

Perder a vinda de Cristo é perder o maior evento dos milênios. Nada é mais importante que morar com Cristo. Quando Ele voltar, todos os carros e casas não farão diferença. Quando Cristo voltar o emprego não fará diferença. Quando Cristo voltar, a posição social ou a conta bancária não farão mais diferença. A única diferença que fará é se você não O conhecer e não estiver preparado para a Sua volta. E então os que esperam serão levados para as mansões celestiais.

Estaremos a caminho da eternidade! O céu quer nos receber e ninguém que quiser ir, terá que ficar. Amigos, isto não é um conto imaginário, não é fantasia, nenhuma esperança ilusória, é um evento literal e acontecerá num dia futuro.

“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvira minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” Apoc. 3:20.

Mensagem recebida via email de Elaine Balero.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

70 Razões para guardar o Sábado

sabado24h 1. Porque foi escrito pelo próprio dedo de Deus. Gênesis 31:18

2. Porque o Sábado foi abençoado por Deus. Gênesis 2:3 (+ descanso e santificação)

3. Porque todas as coisas foram feitas por Deus. João 1:3

4. O Sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Sábado. Marcos 2:27

5. Porque Deus determinou que nos lembrássemos do Sábado para santificá-lo. Êxodo 20:8-10

6. Porque o Sábado é o sinal do poder criador de Deus. Êxodo 20:11

7. Porque o Sábado já existia antes das leis serem dadas no Monte Sinai. Êxodo 16:4, 22, 23, 27-29

8. Porque o nome do Senhor permanece para sempre. Salmos 135:13

9. Porque a obra da criação deverá para sempre ser lembrada. Salmos 111:2-4

10. Porque o Sábado é um sinal entre Deus e o homem. Ezequiel 20:12, 20

11. O Sábado será um sinal para sempre. Êxodo 31:17

12. Porque até os remidos lembrarão o divino poder Criador. Apocalipse 4:11

13. Porque na nova terra iremos adorar a Deus todos os dias especialmente no Sábado. Isaías 66:22-23

14. Porque Deus deve ser verdadeiramente adorado. João 4:16

15. Porque Jesus deu o exemplo de observância do Sábado. Lucas 4:16 (na igreja); Gênesis 2:3 (descanso)

16. Jesus fazia atos de misericórdia no Sábado. Mateus 12:12

17. Porque o dia da preparação seria no sexto dia. Lucas 23:54; Êxodo 16:22,23

18. Porque o filho do homem é Senhor até do Sábado. Mateus 12:8

19. É lícito fazer o bem no sábado. Lucas 6:9

20. Jesus fazia milagres no sábado. João 9:16

21. Porque o Sábado é o dia que antecede imediatamente ao primeiro dia da semana logo ele é o sétimo dia. Mateus 28:1; Êxodo 20:10

22. Os seguidores de Cristo repousaram no Sábado depois da crucificação. Lucas 23:56

23. Paulo e Barnabé foram à sinagoga no dia de Sábado. Atos 13:14

24. Os judeus e gentios reuniam-se na sinagoga nos dias de Sábado. Atos 13:42

25. O Sábado é o dia de oração. Atos 16:13

26. São João foi arrebatado em espírito no dia do Senhor. Apocalipse 1:10

27. Não podemos desviar-nos do Sábado. Isaías 58:13

28. Cristo não veio destruir a lei. Mateus 5:17

29. Porque a lei é eterna. Mateus 5:18

30. Porque não podemos quebrar os mandamentos. Mateus 5:19

31. Porque o homem cuidará em mudar a lei. Daniel 7:25

32. Somos servos de Deus por isso devemos obedecê-Lo. Romanos 6:16

33. Porque se guardamos outro dia não estamos de acordo com Cristo e sim com os homens. Mateus 15:9

34. Se temos certeza quem é Deus porque não segui-Lo? I Reis 18:21

35. Porque as escrituras não podem ser mudadas. Daniel 6:8

36. Deus é o autor da lei. Êxodo 20:3

37. Porque o 4º mandamento mostra autoridade do domínio do autor da lei. Êxodo 20:8-11

38. Serão salvos os que guardam os mandamentos e tem a fé de Jesus. Apocalipse 14:12

39. Porque Satanás está tentando o povo a não guardar os mandamentos. Apocalipse 12:17

40. Porque o sábado foi feito. Marcos 2:27

41. Cristo guardou o sábado. João 15:10

42. Devemos andar como Cristo andou. I João 2:6, 5:3; I Pedro 2:21; João 13:15-17, 15:10

43. Porque Cristo é o mesmo. Hebreus 13-8

44. Serão castigados os que não guardam o sábado. Jeremias 17:27

45. Deus fica irado quando profanamos o sábado. Neemias 13:17-18

46. A lei de Deus é verdadeira. Neemias 9:13-14

47. Bem aventurado é o homem que se guarda de profanar o sábado. Isaías 56:1,2,6,7

48. Deus nos envia uma mensagem com relação ao sábado. Isaías 58:13-14

49. Muitos ensinadores profanam a lei. Ezequiel 22:26

50. Deus está enviando uma mensagem ao mundo para desviar o homem do culto falso para o culto verdadeiro. Apocalipse 14:7-10

51. Deus apresentou razões para que o povo de Israel guardasse o sábado. Deuteronômio 5:15

52. A nossa fé em Deus não anula a lei. Romanos 3:31

53. Os que amam a lei terão paz. Salmos 119:165

54. Deus dá uma garantia aos que observam os seus mandamentos. Isaías 48:18

55. Quem obedece ao Senhor tem bom entendimento. Salmos 111:10

56. Bem aventurado o homem que tem prazer na lei do Senhor. Salmo 1:1,2; Romanos 7:22

57. Os mandamentos de Deus não são pesados. I João 5:3

58. Quem não guarda os mandamentos é mentiroso. I João 2:4

59. Deus considera bem aventurado o que anda no caminho do Senhor. Salmo 119:1

60. Porque a lei é imutável. João 3:16; I Coríntios 15:3; Eclesiastes 12:13-14

61. Porque a lei é santa, justa e boa. Romanos 7:12

62. Porque a guarda da lei é uma prova de amor para com Jesus. João 14:15; 15:10; I João 2:5, 5:2

63. Porque se guardamos todos e tropeçamos em um só nos tornamos culpado de todos. Tiago 2:10-12.

64. Porque o apóstolo Paulo pregava na sinagoga no sábado. Atos 18:4

65. Porque o sábado hoje é válido. I João 2:7

66. Porque Deus não muda. Malaquias 3:6

67. Porque é o sinal de Deus com o seu povo (sinal = selo de Deus, ver Romanos 4:11). Ezequiel 20:12

68. Porque é o sinal dos que terão a vida eterna. Mateus 19:16-19

69. Porque o Sábado foi feito por Deus. Êxodo 31:18

70. Porque Jesus salvará OS OBEDIENTES. Hebreus 5:9

Ctrl C by blog SétimoDia por Jornal Órion – julho 2007 – ARJS.

Bullying: Um velho conhecido

bullying egg Provavelmente, esta não é a primeira vez que você, leitor, acompanha um texto cujo tema central é a palavra ‘bullying’. A palavra, que aparentemente virou modismo no Brasil, é largamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos para definir ações intencionais de violência psicológica ou física. Para a psicóloga Karyne Lima o fato de, atualmente, o assunto receber tratamento tão intenso, principalmente pela mídia, pode até parecer que o tema é novidade. No entando, não é de hoje que a expressão faz parte do cotidiano da sociedade brasileira. Nos dicionários da Língua Portuguesa, a palavra ‘bulir’ significa mexer, tocar, incomodar, aborrecer, provocar; compreensões próximas daquilo que entendemos por bullying.

Para o sociólogo Daniel Rodrigues Aurélio, não é prudente afirmar que os meios de comunicação têm estimulado a prática do bullying devido à sua intensa cobertura sobre o assunto. Para exemplificar, o sociólogo compara a exploração deste tema com a cobertura sobre casos de corrupção na política nacional. Não é que os políticos se tornaram mais corruptos nos últimos anos, segundo ele. “O que aconteceu foi que as denúncias estão cada vez mais presentes na imprensa”, completa. E, em se tratando da exploração do tema bullying, a realidade para o sociólogo é parecida: acontecimentos que, antes, eram guardados como segredo, hoje ganham o conhecimento do público.

Comportamento – Isso ocorre, inclusive, porque a sociedade atualmente vive um contexto mais flexível. “Temos uma maior abertura para informações e reflexões sobre o tema bullying que, de fato, tem despertado crescente atenção e preocupação, sobretudo em pais e educadores”, reflete Aurélio. Ou seja, a sociedade tem aberto espaço para discussões sobre temas que antes, muitas vezes, eram guardados como um segredo. A mesma opinião é compartilhada pela psicóloga. “Esse é um comportamento que já era comum na época de nossos pais e avós, mas que era nomeado de maneira diferente pelas pessoas das gerações passadas”, aponta Karyne.

Portanto, sendo um nome conhecido, ou não, atenção aos casos de violência nunca é demais. “A existência de uma terminologia não necessariamente indica uma definição clara e inquestionável sobre o que é a prática, quais seus limites ou como resolver a questão”, alerta Aurélio. Até porque existem outros tipos de violência que, como Karyne lembra, são tão impactantes quanto o bullying. A psicóloga adverte que casos de humilhação e coação contra calouros em universidades, assim como o assédio moral, muito frequente em empresas, devem ser igualmente combatidos, mesmo recebendo nomenclaturas não tão conhecidas.

“O que precisa ser trabalhado é a sensibilização do outro, e não simplesmente a divulgação do que é bullying”, propõe a psicóloga Aline Zeeberg. “É preciso encorajar o autor a pedir desculpas, a colocar-se no lugar do outro, trabalhar sua própria autoestima”, salienta. E não somente isso. Aline ainda repreende aqueles que não se manifestam ao tomarem conhecimento de que um colega sofre violência. “Aqueles que assistem, os espectadores, também devem ser sensibilizados, ou seja, devem ser de alguma forma responsabilizados pelo que vêem e não denunciam, e não apenas serem indiferentes”, defende.

Ctrl C by quebrandoosilencio.org por Liane Feitosa.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jovem adventista recusa contrato com o Benfica e lança livro no Unasp

Mabola-Ricardo O aluno de administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) campus Engenheiro Coelho, Ricardo Vieira (conhecido como Mabola), lançou no dia 14 de agosto, na igreja do Unasp, o livro “Mabola – uma história africana”. Autobiográfico, é também um relato de sua conversão com detalhes de como encontrou o cristianismo e abandonou as práticas pagãs da religião que a família seguia. Entre as narrativas que mais chamam atenção está o fato de ter ele recusado um promissor contrato com o Benfica, um dos mais tradicionais clubes do futebol europeu.

Durante o lançamento, Ricardo lembrou momentos de sua trajetória antes de obter contato com uma igreja cristã, quando ainda vivia em meio aos rituais pagãos, costume da sua família. “Eu sabia que existia um Deus, mas não sabia como entrar em contato com esse Deus, não conhecia o evangelho”, lembra.

Dificuldades e perdas marcaram a vida do rapaz. Ainda aos 12 anos sofreu a morte da mãe que não resistiu às complicações de um acidente. A prisão do pai dificultou ainda mais a situação da família. Ricardo percebeu que teria que buscar o sustento da casa e esse fato o aproximou do futebol.

Passou a insistir no esporte como forma de conseguir algum dinheiro. O talento para jogar o proporcionou a oportunidade de alcançar uma vaga na seleção de Guiné-Bissau. A partir dessa experiência surgiu o convite para atuar no Benfica de Portugal, mas já convertido, Mabola optou por ser pregador leigo ao invés de seguir a carreira de atleta.

Segundo as palavras do professor Valdecir Lima, no prefácio do livro, a trajetória de Mabola é uma evidência de um cuidado sobrenatural. “Sua história tornou-se um caldeirão de acontecimentos através do qual a providência lentamente o fez descobrir o caminho que o libertaria das influências animistas e o levaria à liberdade espiritual na sua vida que só a verdade poderia proporcionar”, explica.

O projeto do livro demorou quatro anos para ser concretizado.  Mabola planeja, a partir de agora, utilizá-lo como ferramenta de evangelização, visitando igrejas levando o seu testemunho verbal e escrito a respeito das mudanças que Deus efetuou na sua vida. Acredita que a proposta do livro facilita o contato com aqueles que eventualmente possuam algum preconceito contra a religião.  Para ele, o livro possui a capacidade de entrar em qualquer lugar e sua experiência pode ajudar outros jovens a se aproximarem de Deus. “Quando a gente busca a Deus ele nunca fica longe da gente,” enfatiza.

Ctrl C by portal adventista por Murilo Bernardo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Grupo Amizade na IASD Central de Jaú – 30/07/11

1No último sábado de julho/11 esteve na IASD Central de Jaú o Grupo Amizade da IASD Green Ville – Bauru. O Grupo Amizade que completou 10 anos nos trouxe belas canções em louvor ao nosso Deus. As integrantes do Grupo: Paula, Laís, Sarah, Cristina, Mariana e Melina juntamente com sua trupe alegrou as horas de sábado que passamos junto tanto pela manhã como pelo culto jovem no período vespertino. Que Deus continue usando-as levando a mensagem do advento!!!

Grupo Amizade em Jaú- Central Péricles Herrera Grupo Amizade

Projeto Quebrando o Silêncio lança multimídias e é apoiado pelo Portal da Educação Adventista

abaixo o bullying O projeto Quebrando o Silêncio, que em 2011 enfatiza o combate ao bullying em toda a América do Sul, também conta com multimídias interativas preparadas pela equipe que coordena o Portal da Educação Adventista.

Desenvolvido durante todo o ano, o projeto tem seu ápice no quarto sábado de agosto (27/08), que é destacado como o “Dia de Ênfase Contra o Abuso e a Violência”. Desde que é realizada há nove anos, a campanha já abordou a violência que é cometida contra mulheres, idosos e crianças. A ênfase para 2011 é “Abaixo o bullying”, mal que deve ser evitado nas famílias, comunidades e principalmente nas escolas.

A campanha realizada na América do Sul é uma iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia e conta com a parceria de inúmeros órgãos públicos. O Portal da Educação Adventista apoia  iniciativa e oferece jogos educativos que buscam orientar as crianças a não serem agressoras e a procurarem ajuda caso sejam vítimas de bullying.

Acesse a revista multimídia: Quebrando o Silêncio

Ctrl C by portal adventista por Olivandro Maia.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Diga…

Pense e fale

  • O dia mais belo? Hoje.
  • O maior obstáculo? O medo.
  • O maior erro? O abandono.
  • A raiz de todos os males? O egoísmo.
  • A distração mais bela? O trabalho.
  • A pior derrota? O desânimo.
  • Os melhores professores ? As crianças.
  • A primeira necessidade? Comunicar-se.
  • O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos outros.
  • O maior mistério? A morte.
  • O pior defeito? O mau humor.
  • A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
  • O sentimento mais ruim? O rancor.
  • O presente mais belo? O perdão.
  • O mais imperscindível? O lar.
  • A rota mais rápida? O caminho certo.
  • A sensação mais agradável? A paz interior.
  • A proteção efetiva? O sorriso.
  • O melhor remédio? O otimismo.
  • A maior satisfação? O dever cumprido.
  • A força mais potente do mundo? A fé.
  • As pessoas mais necessárias? Os pais.
  • A mais bela de todas as coisas? O amor.

Ctrl C by Boletim IASD Vila Netinho – Jaú, por Edilson.

Receita da Vida

receita da vida

INGREDIENTES:
Família (é aqui que tudo começa)
Amigos (nunca deixe faltar)
Raiva (se existir que seja pouca)
Desespero (pra quê?)
Paciência (a maior possível)
Lágrimas (enxugue todas)
Sorrisos (os mais variados)
Paz (em grande quantidade)
Perdão (à vontade)
Desafetos (se possível nenhum)
Esperança (não perca jamais)
Coração (quanto maior, melhor)
Amor (pode abusar)
Carinho (essencial)

MODO DE PREPARAR:
Reúna a sua família e os seus amigos.
Esqueça os momentos de raiva e desespero passados.
Se precisar use toda sua paciência.
Enxugue as lágrimas e as substitua por sorrisos.
Junte a paz e o perdão e ofereça a seus desafetos.
Deixe a esperança crescer no seu coração.
Nem sempre os ingredientes da vida são gostosos,
portanto saiba misturar todos os temperos que ela oferece, e faça dela um prato de raro sabor!
Experimente. Esta receita vale a pena!!!

(Autor desconhecido)

Ctrl C by NT/Amilton Menezes.

Nota: Tô precisando…e quem não precisa?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Missão Possível

E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

Recentemente o Brasil foi impactado pelo exemplo de fidelidade de uma jovem Adventista do Sétimo dia chamada Wasthi. Ela recusou a vaga em um Programa de televisão que poderia render para ela um bom emprego, porque queria se manter fiel a Deus observando o quarto mandamento de Sua lei, ou seja, santificando o sábado.

A entrevista na qual ela explicou seus princípios religiosos foi amplamente divulgada pela internet e certamente milhões de pessoas escutaram que existe um criador, um dia de guarda verdadeiro e uma igreja que preza pela verdade bíblica. Certamente foi uma grande contribuição à pregação do evangelho. Esse fato suscita uma reflexão séria.

Jesus deixou registrado na Sua palavra uma série de sinais que precederiam o Seu glorioso retorno a esta terra. Um estudo atento do capítulo 24 de Mateus nos apresenta sinais naturais, políticos, sociais, religiosos que facilmente identificamos em nossos dias.

O último grande sinal da volta de Jesus também está registrado no capítulo 24 de Mateus, é a pregação do Evangelho em todo o mundo. Este é o grande evento que precede o maior espetáculo já presenciado pelo universo.

Quando observamos o mundo em que vivemos podemos nos perguntar como o evangelho será pregado em todo o mundo. Hoje, mesmo com tantas facilidades tecnológicas, ainda enfrentamos grandes barreiras para a pregação do Evangelho. Países como a China e a Índia que detêm cerca de 1/3 da população mundial tem uma presença cristã muito pequena e se falarmos da presença Adventista, o número é ainda menor.

Mesmo aqui no Brasil a situação é desafiadora. Em São Paulo, por exemplo, a população é de aproximadamente 18,8 milhões de habitantes e quase 70 mil adventistas.

“No restante do mundo o desafio não é diferente, vejamos: Em Tóquio e adjacências vivem 35,6 milhões de pessoas e apenas 2.860 são adventistas. Em Nova Iork, são 19 milhões e 37.897 adventistas. Na Cidade do México, são 23,5 milhões de habitantes para 53.093 adventistas. Em Mumbai, na Índia, são 18,9 milhões e cerca de 10 mil adventistas. Se formos à China, um dos desafios do mundo atual, vamos encontrar Xangai com 14,9 milhões de habitantes para 6.274 membros, e em Beijing, 11,1 milhões de habitantes para 3300 adventistas. A mesma realidade pode ser vista em Buenos Aires, com 12,7 milhões de habitantes para 22.978 adventistas. No Cairo, Egito, com 11,8 milhões de habitantes, vivem 289 adventistas. Em Manila, nas Filipinas, são 11,1 milhões de habitantes e 30.775 adventistas. Moscou na Rússia, tem 10,4 milhões de habitantes e 3.500 são adventistas”.[1]

Quando nos deparamos com este quadro, corremos o risco de ficarmos desanimados, pensando que será impossível pregarmos o evangelho em todo o mundo para que a volta de Jesus seja uma realidade o mais rápido possível.

Quando temos questões tão importantes como esta para responder, precisamos ir a mais confiável fonte de informações: A Bíblia. Nela encontramos relatos que nos dão o caminho para a solução deste nosso aparente empasse.

Noé e o Dilúvio

Começaremos analisando o projeto evangelístico que Deus designou Noé para realizar. O mundo antediluviano havia chegado no limite da paciência de Deus. O supremo criador resolveu então destruir o mundo, mas, graças a sua infinita misericórdia, quis salvar o maior número de pessoas e por isso deu uma mensagem a Noé e este deveria fazer uma série evangelística concomitante à construção da arca.

Por cento e vinte anos Noé pregou todos os dias a mesma mensagem, a mensagem presente para aquela época: o mundo seria destruído e as pessoas deveriam entrar na arca para se salvarem. Por certo, a maior série evangelística da história. No final de 120 anos apenas 8 pessoas foram salvas. Será que era a intenção de Deus condenar a maior parte das pessoas? Certamente não, mas Deus não poderia salvar aqueles que não aceitaram a mensagem. Como diz Ellen White: “O Redentor do mundo tinha muitos ouvintes, mas poucos seguidores. Noé pregou ao povo cento e vinte anos antes do dilúvio e, contudo, bem poucos souberam dar valor a esse precioso tempo de graça. Exceto Noé e sua família, ninguém mais foi contado entre os crentes, nem entrou na arca. De todos os habitantes vivos da Terra, somente oito almas aceitaram a mensagem; mas aquela mensagem condenou o mundo. A luz foi dada para que cressem, a rejeição da luz valeu-lhes a ruína. Nossa mensagem para o mundo será um cheiro de vida para todos quantos a aceitarem, e de condenação para todos os que a rejeitarem”. (Testemunhos Seletos v.3, 190)

A história de Noé nos dá a nossa primeira conclusão acerca da pregação de evangelho a todo o mundo. Devemos tentar alcançar o maior número de pessoas possível, mas para Deus a qualidade é mais importante que a quantidade. Se pudermos unir quantidade com qualidade seria o ideal, mas, segundo a história bíblica, se tivermos que optar por uma das duas devemos sempre ficar com a qualidade dos conversos.

ELIAS e o Monte Carmelo

Analisemos outra história. Elias foi um fiel servo de Deus. Em uma ocasião do seu ministério ele se deparou com um casal diabólico, Acabe e Jezabel. Este casal real havia feito o povo de Israel se distanciar de Deus e adorarem deuses falsos da fenícia.

A missão de Elias era repreender o povo em nome de Deus. O profeta do Deus verdadeiro deveria levar a mensagem de juízo ao rei e, sob risco de perder sua própria vida, entrou no palácio real e anunciou três anos e meio de seca na região. A palavra profética foi cumprida e quanto mais o tempo passava, mais a vida de Elias corria risco, pois Acabe e Jezabel queriam a todo custo a cabeça de Elias.

Passado o tempo determinado por Deus, Elias marcou um encontro entre ele e os inimigos de Deus no monte Carmelo. O profeta de Deus fez uma pergunta aos que estavam ali, pergunta esta que ecoa até nossos dias: E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada. (1 Reis 18:21)

Esta é uma questão que precisa ser pensada seriamente por todos os cristãos. A pergunta de Elias não oferece a opção do meio termo, era preciso uma posição firme por um dos lados – ou Deus ou baal. Podemos tirar outra lição. Durante toda a história do movimento profético Adventista do Sétimo dia, uma clara identidade nos diferenciou de outras denominações. Necessitamos preservá-la. Não podemos ficar servindo a dois senhores, ou melhor, a duas “teologias”, uma bíblica e outra contextual. A chamada ética circunstancial não pode ser aplicada na pregação do evangelho. A posição dos cristãos adventistas deve ser firme de tal forma que a identidade desta igreja seja mantida de acordo com a vontade de Deus expressa em Seus textos inspirados.

Após os improdutivos momentos de invocação dos profetas de baal recheados de muito barulho, Elias orou a Deus, sem barulho, sem gritaria, sem agitação, Elias apenas orou a Deus e o criador honrou a fidelidade do seu servo. A Bíblia registra assim aquele momento: Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus! (1 Reis 18: 38,39)

Ellen White descreve aquele momento: “Com impressionante distinção o grito ressoa sobre o monte e ecoa pela planície. Afinal Israel está desperto, esclarecido, penitente. O povo vê por fim quão grandemente havia desonrado a Deus. O caráter do culto de Baal, em contraste com a sensata adoração requerida pelo verdadeiro Deus, está plenamente revelado. O povo reconhece a justiça e misericórdia de Deus em haver retido o orvalho e a chuva até que tivessem sido levados a confessar o Seu nome. Agora estão prontos a admitir que o Deus de Elias está acima de qualquer ídolo”. (Patriarcas e Profetas. 153)

A vida fiel de Elias fez com que o evangelho fosse rapidamente espalhado por toda a região. Embora houvesse outros fiéis escondidos nas cavernas, naquela ocasião o testemunho de um homem fiel fez com que a mensagem presente para aquela época fosse pregada para “todo o povo” segundo a bíblia.

Sadraque, Mesaque e Abdenego

Analisemos a história registrada no capítulo 3 do livro de Daniel. Os três amigos do profeta, Sadraque, Mesaque e Abedenego receberam a ordem da adorar a imagem que o rei Nabucodonosor havia construido.

“A idéia de estabelecer um império e uma dinastia que perdurassem para sempre, apelou fortemente ao poderoso monarca cujas armas as nações da terra tinham sido incapazes de resistir. Com o entusiasmo nascido da ilimitada ambição e orgulho personalístico, ele tomou conselho com seus sábios quanto à maneira de levar avante o projeto. Esquecendo as assinaladas providências relacionadas com o sonho da grande imagem; esquecendo também que o Deus de Israel, por intermédio de Seu servo Daniel, tinha-lhe esclarecido o significado da imagem, e que em conexão com esta interpretação os grandes homens do reino tinham sido salvos de morte ignominiosa; esquecendo tudo, exceto o seu desejo de estabelecer o seu próprio poder e supremacia, o rei e seus conselheiros de Estado decidiram que todos os meios possíveis seriam utilizados para exaltar Babilônia como suprema, e digna de submissão universal”. (Profetas e Reis. 505)

Existia uma mensagem que deveria ser espalhada por todo o mundo: Somente o Deus de Israel era verdadeiro. Esta era a mensagem presente naquela ocasião. O desafio era muito grande, pois aparentemente tudo conspirava contra a mensagem de Deus.

O rei Nabucodonosor tentou obrigar os jovens fiéis hebreus a adorarem a imagem de ouro, usando como instrumento de coerção, a fornalha ardente. Sadraque, Mesaque e Abedenego foram fiéis sem pensar nas consequências: Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. (Daniel 3:16-18)

O rei portanto os jogou na fornalha e naquele momento Jesus apareceu no meio da fornalha e os livrou da morte.

Os versículos 28 e 29 do capítulo 3 de Daniel falam algo sobre o qual nós deveríamos refletir bastante: “Falou Nabucodonozor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar a deus algum, senão o seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, que todo o povo, nação e língua que proferir blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro deus que possa livrar desta maneira”. (Daniel 3: 28,29)

É impressionante este relato. Todo o império babilônico, que abarcava quase todo o mundo conhecido da época, recebeu a mensagem do evangelho em um só dia.

O testemunho de três jovens fiéis foi o suficiente para que a mensagem fosse pregada em todo o mundo rapidamente. Sem mídia eletrônica, sem grandes meios de comunicação em um dia a mensagem foi pregada de forma espetacular.

DANIEL

Ainda no livro de Daniel temos outro relato que pode responder nossa pergunta inicial. Em Daniel no capítulo 6 encontramos a famosa passagem da Daniel na cova dos leões.

A fidelidade de Daniel e o prestígio que ele ganhou junto ao rei Dario da Pérsia, fez surgir inveja nos seus colegas de trabalho que incentivaram o rei a fazer uma lei que obrigava a todos orarem somente a ele mesmo. Daniel que seguia o princípio bíblico de agradar a Deus e não aos homens, continuou fazendo suas orações com a janela aberta em direção a Jerusalém.

A pena para o desobediente seria a morte na cova dos leões. Mesmo relutante, o rei Dario cumpriu sua palavra e jogou Daniel na cova dos leões. O anjo do senhor protegeu o profeta fechando a boca dos leões.

Novamente a vida fiel de um servo de Deus faz um grande trabalho missionário, como vemos na bíblia: “Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada. Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim. Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões”. (Daniel 6:25-27)

A mensagem presente para a época foi pregada em todo o reino da Medo-Pérsia em um só dia. Este é um grande exemplo de como podemos pregar a verdade de Deus em todo mundo. A vida de um fiel, Daniel, fez com que se espalhasse a mensagem de Deus em todo o mundo conhecido.

PAULO

No novo testamento podemos encontrar outro exemplo de pregação do evangelho em todo mundo.

Em colossenses 1:23 Paulo diz: “se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro”.

Um pequeno grupo de fiéis seguidores de Jesus foi o suficiente para pregar o evangelho em todo o mundo conhecido como lemos no texto acima. A vida deles foi uma pregação não verbal que convenceu multidões a seguir a Jesus.

Os exemplos bíblicos que relatamos nas linhas acima nos mostram que a fidelidade de um cristão pode revolucionar o mundo.

Imagine que o decreto dominical saiu e o mundo inteiro está se adaptando a esta lei que supostamente trará a paz mundial. De repente surge um grupo de pessoas que são fiéis à bíblia e, portanto, guardam o sábado, o verdadeiro dia do Senhor.

Um fiel adventista do 7º dia é preso e mesmo sob ameaça de perder sua própria vida ele não abre mão da verdade bíblica. Os jornais farão entrevistas para conhecer quem é este fiel adventista e farão reportagens sobre a Igreja Adventista e escreverão artigos sobre as doutrinas adventistas. As universidade farão debates sobre o sábado e em pouquíssimo tempo o evangelho será conhecido em todo o mundo.

O Exemplo de Wasthi mostra que a parábola que contamos acima não é algo difícil de acontecer. Como falamos, milhares de pessoas hoje sabem da mensagem do sábado por causa do exemplo de uma jovem fiel. Certamente ela não é perfeita. Nenhum dos personagens bíblicos que citamos acima o era. Mas quando o ser humano decide colocar-se nas mãos de Deus, o Supremo Pai o faz fiel.

Um fiel é tudo o que Deus precisa, apenas um fiel e o evangelho pode ser pregado em todo o mundo.

Cada cristão Adventista do sétimo dia precisa buscar a Jesus de tal forma que quando chegar o momento certo Deus trabalhe através da sua fidelidade e termine a pregação do evangelho em todo o mundo. Após a pregação em todo o mundo Jesus voltará e nos levará para junto dele e passaremos a eternidade sem a presença do pecado e com a presença de Jesus.

Texto baseado no sermão do Pr. Joaquim Azevedo

Felippe Amorim

Professor de História no IAENE

Aluno do 6º Período do SALT-IAENE

felippeamorim@hotmail.com

Bibliografia

Revista Adventista. Nº 1218. novembro de 09. Ano 104.

WHITE, Ellen G. Testemunhos Seletos. Volume 3. 6ª Edição. Casa Publicadora

Brasileira. Tatuí-SP,

WHITE, Ellen G. Patriarcas e Profetas. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, 2007

[1]

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...