segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A verdadeira história da foto de Kevin Carter

o menino e o urubu O desenlace que qualquer pessoa imaginaria da situação que mostra a foto acima não foi como se contava. A famosa imagem do urubu esperando a criança morrer, para então devorá-la, em uma aldeia do Sudão, rendeu um prêmio Pullitzer ao fotógrafo Kevin Carter.

Uma investigação realizada pelo jornal espanhol El Mundo, na zona de Ayod, no sul do país africano onde a foto foi tirada, comprovou que a menina magérrima retratada na publicação de 1993, não morreu nesse momento, nem poucos dias depois, mas após quatro anos de “febres”, segundo o pai da criança.

No momento da sua publicação no The New York Times, a foto desencadeou uma série de polêmicas em todo mundo, gerando críticas ao fotógrafo sul-africano.

A história de que Kevin Carter teria cometido suicídio por remorso, também não é verdadeira. Segundo as investigações, Carter, que se matou no dia 27 de julho de 1994, padecia de diversos vícios, tinha muitas dívidas e estava afetado pela perda de amigos, alguns mortos nos distúrbios da efervescente África do Sul pré-Mandela. Inclusive, ressalta o jornal El Mundo, Carter já havia tentado o suicídio antes da famigerada foto.

De acordo com o El Mundo, a suposta menina era, na verdade, um menino chamado Kong. Segundo o jornalista Alberto Rojas, a criança sobreviveu ao período de fome que afetava o país, vindo morrer quatro anos mais tarde.

Além disso, se a foto for vista em alta resolução, é possível distinguir uma fita branca em suas mãos, que identificada que o pequeno Kong recebia ajuda das Nações Unidas, que tinha um centro de apoio a 10 metros do local da foto.

Outro fato interessante é que o urubu não comeu, na ocasião, mais que fezes desta e de outras crianças.

Ctrl C by notícias NT.

5 comentários:

  1. Nossa, repensem nesse poste, também sou cristão e desculpa comentar, mas estou estudando sobre a vida de Kevin Carter e esse titulo "A verdadeira história da foto de Kevin Carter" não tem nada a ver! 1°dês de 1994 em que a foto foi tirada todos já sabiam que a criança não tinha morrido e que Kelvin deixou claro que ala estava descansando e dali logo tinha um campo de ajuda que daria de comer por isso a fita no braço,2° ninguém disse que a criança do sexo Feminino ou masculino teria morrido mas que nunca sabiam o paradeiro, 3°falar que ele não morreu por causa da foto é de fato não tendê-lo "niilismo" da parte de quem escreveu, o que Kevin queria, era mostrar o sofrimento das pessoas com aquelas fotos para que de alguma maneira eles viessem a ser ajudados, de fato a vida de Karter foi um posso de águas limpas que com o passar de suas fotos foi se entulhado ou seja sim ele não morreu por causa da foto mas ajudou pois na carta que ele escreveu Eu estou depressivo… sem telefone… dinheiro para o aluguel… dinheiro para o sustento de criança… dinheiro para dívidas… dinheiro!!!… Eu estou sendo perseguidos pela viva memória de matanças, cadáveres, cólera e dor… pela criança faminta ou ferida… pelos homens loucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policial, assassinos… ou seja, ele estava atormentado com a lembrança que tinha de tudo o que sua lenta tinha capturado o que de fato podemos entender, pois com tantas tragédias, por favor não estou tirando a culpa dele pelo suicídio mas repensem pois uma pessoa talentosa como ele, que tirou uma foto que diz do que de fato o mundo esta precisando que é de Deus não merece ser lembrado como um mentiroso estude a vida dele e refaça este poste!

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe, obrigado pela visita e também pelo comentário...achei muito importante vc mostrar sua visão, ainda mais sendo de alguém que estudou a vida de Kevin. Sobre refazer o post...acho que vc deveria lê-lo novamente,pois a postagem mostra que o que se contava sobre a foto e sobre Kevin era mentira e não que Kevin era um mentiroso e isso parece ser o que vc defende então não entendi seu descontentamento com a postagem, além do mais essa postagem é apenas uma cópia de um artigo noticiado no site da Novo Tempo Notícias. Um abraço, Deus te abençõe!!!
    Charles.

    ResponderExcluir
  3. Charles obrigado pela resposta, desculpe não tinha visto...referente a o post só não entendi ainda o post, vc critica ou defende? pq parece que a foto é uma mentira e não é oq estudei!

    ResponderExcluir
  4. Oi Felipe, antes de ver a notícia que postei não tinha conhecimento algum sobre a história de Kevin e da foto dele, apenas sabia o que o povo falava (que era um absurdo o cara fotografar ao invés de socorrer a criança)... com a postagem quiz mostrar que o que muitos falavam sobre Carter não era a verdade...então ao meu ver a postagem não está dizendo que Carter estava errado ou mentiu, mas que a conclusão do povo sobre ele estava equivocada... Entendo que Kevin, com suas fotos queria chamar a atenção do mundo para que fosse tomada uma atitude.
    Um abraço, Felipe fica ae com Deus!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...